OBITUÁRIO: GEORG LIND (1947-2021)

Autores

  • Matheus Estevão Ferreira da Silva Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2023.v15.n2.p240-248

Palavras-chave:

Georg Lind, Competência moral, Psicologia moral

Resumo

Obituário de Georg Lind. Traço uma síntese da biografia e realizo uma última homenagem a Georg Lind. Ressalto a importância de seu programa de pesquisa sobre a competência moral, com mais de quatro décadas e um dos maiores programas em Psicologia Moral. A partir disso, pontuo sua trajetória pessoal e acadêmica, seu encontro com a teoria kohlberguiana, e a lguns de seus principais feitos e reconhecimentos que recebeu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BLATT, M. M.; KOHLBERG, L. The effects of classroom moral discussion upon children’s level of moral judgment. Journal of Moral Education, v. 4, n. 2, p. 129-161, 1975.

COLBY, A.; KOHLBERG, L. The measurement of moral judgment: theoretical foundtation and research validation. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

HASTE, H.; LIND, G. An interview with Georg Lind. Journal of Group Tensions, v. 31, n. 2, p. 187-215, 2002.

KOHLBERG, L.; POWER, F. C.; HIGGINS, A. La educacion moral segun Lawrence Kohlberg. Barcelona: Gedisa, 1997.

LIND, G. Wie misst man moralisches Urteil? Probleme und alternative Möglich-keiten der Messung eines komplexen Konstrukts. [How does one measure moral judgment? Problems and alternative possibilities of measuring a complex con-struct]. In: PORTELE, G. (Org.). Sozialisation und moral. [Socialization and moral-ity]. Weinheim: Beltz, 1978a. p. 171-201.

LIND, G. Der 'Moralisches-Urteil-Test' (m-u-t). Anleitung zur Anwendung und Weiterentwicklung des Tests. [The Moral Judgment Test. Manual for the test's application and revision]. In: Eckensberger, L. H. (Org.). Entwicklung des moralis-chen urteils: theorie, methoden, praxis. [The development of moral judgment: the-ory, methods, practice]. Saarbrücken. University print, 1978b. p. 337-358.

LIND, G. Inhalt und Struktur des moralischen Urteils. Theoretische, methodologische und empirische Untersuchungen zur Urteils- und Demokratiekompetenz bei Stud-ierenden [Content and structure of moral judgement. Theoretical, methodological and empirical investigations into the judgment and democratic competence of students]. [doctoral dissertation], 1985. Disponível em: http://moralcompetence.net/pdf/Lind-1985_Inhalt-und Struktur.pdf. Acesso em: 05 jan. 2022.

LIND, G. O significado e medida da competência moral revisitada: um modelo do duplo aspecto da competência moral. Psicol. Reflex. Crit., v. 13, n. 3, p. 399-416, 2000.

LIND, G. Effective moral education: The Konstanz Method of Dilemma Discus-sion. Hellenic Journal of Psychology, v. 3, p. 189-196, 2006.

LIND, G. How to teach moral competence. New: Discussion Theater. Berlin: Logos-Publisher, 2019.

LIND, G. Moral-democratic competence: Promoting deliberation and discussion – reducing violence, deceit, or bowing down to others. 2021. Disponível em: https://mct2kmdd.com/dr-georg-lind/. Acesso em: 05 jan. 2022.

SILVA, M. E. F. Competência moral, gênero e sexualidades, e religiosidade na formação inicial pública paulista em Pedagogia. 2022. 604 f. Dissertação (Mestrado em Edu-cação) – Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Marília, Marília, 2022.

Publicado

2024-01-08

Edição

Seção

Obituário