PADRÕES FRACTAIS E GEOMETRIA DINÂMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA ABSTRAÇÃO REFLEXIONANTE
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2023.v15.n2.p5-44Palavras-chave:
Abstração Reflexionante, Construção do Conhecimento, Fractais, Geometria DinâmicaResumo
Este artigo tem por objetivo descrever e analisar as interações de um grupo de estudantes do Ensino Fundamental com applets do GeoGebra, desenvolvidos a partir de uma proposta de construção de conceitos de Matemática através da exploração de fractais. A pesquisa considera a necessidade de desenvolver uma compreensão detalhada dos percursos cognitivos e das diversas possibilidades que surgem com a utilização de recursos digitais amplamente acessíveis na atu-alidade. O referencial teórico aborda a abstração reflexionante de Jean Piaget, além de estudos sobre as potencialidades dos ambientes de geometria dinâmica e dos fractais na construção de conceitos matemáticos. A metodologia contempla uma abordagem qualitativa, com dados coletados por meio de atividades no GeoGebra, vídeos dos encontros com os participantes, notas de campo e protocolos de observação, com intervenções inspiradas no método clínico de Jean Piaget. Os resultados enfatizam a importância de uma análise detalhada das interações dos estudantes com os applets, suas estratégias e como demonstram progressos con-ceituais ao longo do processo, observadas sob diferentes perspectivas. As elaborações dos estudantes em resposta a atividades significativas e desafiadoras evi-denciam as implicações do processo de abstração reflexionante e suas contribuições no que se refere aos avanços na construção de conceitos relacionados às prin-cipais características dos fractais.
Downloads
Referências
BAIRRAL, Marcelo A.; BARREIRA, João Carlos Fernandes. Algumas particula-ridades de ambientes de geometria dinâmica na educação geométrica. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 6, n. 2, p. 46-64, 2017.
BARBOSA, Ruy M. Descobrindo a geometria fractal - Para a sala de aula. Grupo Autêntica, 2007. E-book. ISBN9788551301272. Disponível em: https://app.mi-nhabiblioteca.com.br/#/books/9788551301272/. Acesso em: 10 out. 2023.
BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo; NOTARE, Márcia Rodrigues. Pensar-com tecnologias digitais de matemática dinâmica. RENOTE: revista novas tecnolo-gias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 13, n. 2 (dez. 2015), p. 1-10, 2015.
BECKER, Fernando. Abstração pseudo-empírica e reflexionante: significado epistemológico e educacional. Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas. Marília, SP. Vol. 6, n. nesp (2014), p. 104-128, 2014.
BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
BECKER, Fernando. Sujeito do conhecimento e ensino de matemática. Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas. Marília, SP. Vol. 5, nesp (2013), p. 65-86, 2013.
BORBA, Marcelo de C.; SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues da; GADANIDIS, George. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática Sala de aula e internet em movimento. [Digite o Local da Editora]: Grupo Autêntica, 2020. E-book. ISBN 9788551306734. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788551306734. Acesso em: 06 set. 2023.
DELVAL, Juan. Introdução à prática do método clínico: descobrindo o pensamento das crianças. Artmed, 2002.
DOS SANTOS, Marcelo Antonio et al. O uso de applets do GeoGebra e as Abstrações Reflexionantes: um estudo sobre possíveis desdobramentos na sala de aula. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 20, n. 2, p. 43-52, 2022.
FRANCO, Sérgio Roberto Kieling; MACHADO, Diandra Dal Sent. A ideia de mediação no interacionismo piagetiano: alguns apontamentos. Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 12, n. 2, p. 41-64, 2020.
FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. In: Desenho da pesquisa quali-tativa. 2009. p. 164-164.
HEGEDUS, Stephen J.; OTÁLORA, Yenny. Mathematical strategies and emergence of socially mediated metacognition within a multitouch Dynamic Geometry Environment. Educational Studies in Mathematics, v. 112, n. 2, p. 289-307, 2023.
PITTALIS, M., DRIJVERS, P. Embodied instrumentation in a dynamic geometry environment: eleven-year-old students’ dragging schemes. Educ Stud Math 113, 181–205 (2023). https://doiorg.ez45.periodicos.capes.gov.br/10.1007/s10649-023-10222-3
LEUNG, Allen. Discernment and reasoning in dynamic geometry environments. In: Selected regular lectures from the 12th international congress on ma-thematical education. Springer International Publishing, 2015. p. 451-469.
LEUNG, Allen. Dragging in a dynamic geometry environment through the lens of variation. International Journal of Computers for Mathematical Learning, v. 13, p. 135-157, 2008.
NOTARE, Márcia Rodrigues; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo. Argumentação e prova matemática com geometria dinâmica. RENOTE: revista novas tec-nologias na educação. Porto Alegre, 2018.
NOTARE, Márcia Rodrigues; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo. Tecnologia na educação matemática: trilhando o caminho do fazer ao compreender. RE-NOTE: revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, 2012.
PEREIRA, Tiago; BORGES, Fábio Alexandre. A geometria dos fractais no ensino de Matemática: uma revisão bibliográfica categorizada das pesquisas brasileiras dos últimos dez anos. Acta Scientiae. Revista de Ensino de Ciências e Mate-mática, v. 19, n. 4, p. 563-581, 2017.
PIAGET, J. Abstração Reflexionante: Relações lógico aritméticas e ordem das relações espaciais. Trad. Fernando Becker e Petrolina Beatriz Gonçalves da Silva. Porto Alegre: Artes Médicas. 1995 [1977]
SALAZAR, J. V. F.; ALMOULOUD, S. A. (2015). Registro figural no ambiente de geometria dinâmica. Educação Matemática Pesquisa. N. 5, v. 17, p. 919-941.
SINCLAIR, Nathalie; ROBUTTI, Ornella. Technology and the role of proof: The case of dynamic geometry. In: Third international handbook of mathematics education. New York, NY: Springer New York, 2012. p. 571-596.
XAVIER, Luana Kuister. Exploração de conceitos geométricos por meio de frac-tais com o uso do GeoGebra em uma turma do sexto ano do Ensino Fundamen-tal. Porto Alegre: UFRGS, 2020, 162 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/han-dle/10183/220056. Acesso em: 30 novembro 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.