OBSERVAÇÕES DE PRÁTICAS MORAIS EM SALA DE AULA

Autores

  • Viviane Terezinha Koga Professora no Departamento de Biologia Geral e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Ademir José Rosso Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2023.v15.n1.p208-239

Palavras-chave:

Valores, Alunos, Escola Pública

Resumo

Práticas de educação moral são analisadas em quatro escolas estaduais da cidade de Ponta Grossa/PR a fim de compreender o seu impacto no desenvolvimento moral dos alunos. A fundamentação teórica está na Teoria do Desenvolvimento Moral, de Piaget e nas Práticas Morais, de Puig. A coleta dos dados foi realizada mediante a observação de 58 aulas em turmas do 9º ano do ensino fundamental. Os dados foram analisados a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo, considerando dois eixos distintos: os aspectos didático-pedagógicos e os aspectos morais. Os resultados evidenciaram que as aulas, em sua maioria, são expositivas, transmissivas e conteudistas. As práticas morais se dão, principalmente, a partir de conduções verbais e do estabelecimento de normas unilaterais, construídas sem a participação efetiva dos alunos, o que contribui para a permanência da heteronomia e para a manutenção dos problemas morais nas escolas estaduais.

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Publicado

2023-07-27

Edição

Seção

Artigo