DESENVOLVIMENTO MORAL NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS NUMA PERSPECTIVA PIAGETIANA

Autores

  • Lívia Mitestaines Karepovs Psicóloga especialista em Relações interpessoais na escola pelo Instituto Superior Vera Cruz
  • Carolina dos Santos Lemos Psicóloga especialista em Relações interpessoais na escola pelo Instituto Superior Vera Cruz
  • Luciana Aparecida Nogueira da Cruz Professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de São José do Rio Preto

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2023.v15.n1.p72-105

Palavras-chave:

Relações interpessoais, Ambiente escolar, Relações de cooperação, Desenvolvimento moral.

Resumo

Ressaltamos neste artigo o importante papel da escola como ambiente promotor das relações de cooperação para o desenvolvimento da autonomia moral. Utilizando o referencial teórico piagetiano sobre a moralidade e pesquisas que investigaram como o ambiente cooperativo influencia as relações interpessoais. Objetivou-se realizar uma revisão bibliográfica sobre ambiente escolar considerado cooperativo e a influência do ambiente no desenvolvimento sociomoral de estudantes. Este artigo consiste em apresentar a revisão bibliográfica, em que foram selecionados artigos que se mostraram mais relevantes para o presente estudo, abarcando a descrição da abordagem teórica apresentada (piagetiana), dos procedimentos metodológicos utilizados e as contribuições para a Educação. As análises dos artigos sugerem que a cooperação, por meio de um ambiente e de relações que a promovam, é necessária para o desenvolvimento da autonomia moral, que não é ensinado, mas sim construído a partir das trocas interindividuais no ambiente social. Constatou-se, ainda, que o protagonismo do professor é essencial para possibilitar relações de cooperação, e que faz-se necessário um investimento na formação destes profissionais para que um ambiente cooperativo e democrático seja estabelecido.

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Publicado

2023-07-27

Edição

Seção

Artigo