A SOLIDARIEDADE E IGUALDADE COMO CONDIÇÃO INICIAL E FINAL DA MORAL DO BEM: A GÊNESE DA NOÇÃO DE JUSTIÇA
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2022.v14n1.p171-200Palavras-chave:
Noção de justiça, Solidariedade, Igualdade, Desenvolvimento moralResumo
Neste trabalho analisaremos os estudos de Piaget sobre o desenvolvimento da moral tendo como foco a noção de justiça, pois esta noção se constitui como a dimensão reguladora dos intercâmbios sociais. A hipótese de Piaget é a seguinte: a fonte fundamental da evolução da moral se encontra nas ações e interações das crianças que envolvem relações de solidariedade e igualdade, em oposição a explicações que postulam a sua origem na autoridade e nas relações de competição ou concorrência. Nosso estudo levará em conta os trabalhos teóricos iniciais bem como as suas pesquisas empíricas posteriores sobre o desenvolvimento moral na criança. Destacaremos a importância e originalidade da hipótese indicada na sua teoria da moralidade e no conjunto da sua obra.
Downloads
Referências
DONGO-MONTOYA, A. O. Practice and theory in the moral development: question of awareness. Journal of Education, [s. l.], v. 9, n. 1, p. 1-8, 2020.
DONGO-MONTOYA, A. O. Prática e teoria no desenvolvimento: questão da tomada de consciência. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 21, n. 2, p. 235-244, 2017.
DUCRET, J. J. Jean Piaget: savant et philosophe; les années de formation, 1907-1924; Étude sur la formation des connaissances et du sujet de la connaissance. Genève: Droz, 1984, v. I e II.
FREITAG, B. Itinerários de antígona; a questão da moralidade. Campinas: Papiros. 1992.
FREITAG, B. Razão teórica e razão prática: Kant e Piaget. ANDE; Revista da Associação Nacional de Educação. São Paulo: Cortez, ano 9, n.15, 1990, p. 55-68.
FREITAG, B. Piaget e a Filosofia. São Paulo: UNESP, 1991.
FREITAS, L. A Moral na obra de Jean Piaget: um projeto inacabado. São Paulo: Cortez, 2003.
PIAGET, J. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1994.
PIAGET, J. Recherche. Lausanne: La Concorde, 1918.
PIAGET, J. Relações entre a afetividade e inteligência no desenvolvimento mental da criança. Rio de Janeiro: WAK, 1914. Organização e tradução do original por Caludio J.P Saltini e Doralice B. Cavenaghi.
PIAGET, J. Le respecte de la règle dans les sociétés d´enfants. In: Le Nouvel Essor. Genéve, anne 22, no. 23, 1927.
PIAGET, J. Le développement de l´esprit de solidarité chez l´enfant et la notion de justice chez l´enfant. In: Comment faire connaître la Societé des Nations et développer l´esprit de cooperation international: troisième cours pour le personnel enseigment. Bureau International d´Éducation. Genéve: BIE, 1930, p. 52-7
PIAGET, J. l´esprit de solidarité chez l´enfant et la collaboration internationale. In: Recuil Pedagogique, v.2, no. 1, 1931, p. 11-27.
PIAGET, Jean. Une éducation pour la paix est-elle possible? In: Bulletin de L´Enseignement de la Societé des Nations,n°1, 1934, p. 17-23.
PIAGET, J. A educação da liberdade. In: Parrat, S. e Tryphon, A. Jean Piaget sobre Pedagogia.Textos inéditos, São Paulo, Casa do Psicólogo, 1998a.
PIAGET, J. O desenvolvimento moral do adolescente em dois tipos de sociedade: sociedade primitiva e sociedade "moderna". In: Parrat, S. e Tryphon, A. Jean Piaget sobre Pedagogia. Textos Inéditos. São Paulo, Casa do Psicólogo, 1998b.
PIAGET, J. A tomada de consciência. Tradução de Edson Braga de Souza. São Paulo: Melhoramentos, 1977. Primeira edição: 1974.
PIAGET, J. Abstração reflexionante. Relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. Porto Alegre: Artes médicas, 1995. Primeira edição: 1977.
PIAGET, J. Fazer e compreender. Tradução de Christina L. de P. Leite. São Paulo: Melhoramentos; USP, 1978. Primeira edição: 1974.
VIDAL, F. Piaget before Piaget. Massachusset/ London: Harvard University Press, 1994.
VONÈCHE, J. La Première théorie de l´equilibre de Jean Piaget (1981). In: MAURICE, D, & MONTANGERO, J. Équilibre et équilibration dans l´oeuvre de Jean Pìaget et au regard de courants actuals. Genève: Fondation Archives Jean Piaget, 1992, p. 11-29.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.