CONCEPÇÕES EDUCATIVAS MORAIS DE PAIS E ADOLESCENTES: COOPERAÇÃO VERSUS OBEDIÊNCIA

Autores

  • Luciana Maria Caetano Professora do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade (PSA) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP)
  • Jackeline Maria de Souza Professora da UniFTC Faculdade de Tecnologia e Ciências de Petrolina e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP)
  • Paulo Yoo Chul Choi Doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP)
  • Betânia Alves Veiga Dell’Agli Professora do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino e doutorado e pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2021.v13n2.p93-117

Palavras-chave:

Relação pais e filhos, Desenvolvimento moral, Obediência

Resumo

Investigou-se as respostas dos pais e filhos aos construtos obediência, justiça, autonomia e respeito, pensando tais construtos à luz dos conteúdos propostos pela Teoria do Domínio Social e investigou as diferenças de respostas entre pais e filhos. A pesquisa contou com 338 participantes, sendo 169 pais e 169 filhos. O instrumento utilizado foi uma escala com 24 itens, divididos em 4 constructos a saber: obediência, respeito, justiça e autonomia. Para cada construto foram anexadas 3 afirmativas com variação de conteúdo conforme situações estereotipadas. A novidade que essa pesquisa apresentou em termos de dados empíricos foi o uso da medida repetida. A concordância entre pais e filhos representada pelas correlações na diagonal da matriz são positivas baixas, mas, apesar de não haver uma grande concordância, pais e filhos também não apresentaram grande discordância quanto ao seu ponto de vista em relação aos construtos investigados. O fato de ter-se aplicado o instrumento em pais e filhos adolescentes permitiu a identificação, a partir da comparação das concepções educativas de pais e de filhos, da associação entre os diferentes perfis que essas medidas nos proporcionaram. Assim, o que em especial chama a atenção nos dados é que, embora se tenha encontrado um número maior de pais com perfil cooperativo, foi encontrado um número maior de filhos com perfil obediente, além da asso-ciação estatística relevante entre pais de perfis cooperativos e filhos com ten-dência a perfil misto para autonomia e pais de perfis coercitivos associados a filhos de perfis obedientes.

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Publicado

2021-12-01

Edição

Seção

Artigo