A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO UM RECURSO PARA A EDUCAÇÃO EM VALORES SOCIOMORAIS NA ESCOLA

Autores

  • Francisane Nayare de Oliveira Maia Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília https://orcid.org/0000-0002-2752-2437
  • Laís Barbosa Marques Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília https://orcid.org/0000-0003-4864-5919
  • Cilmara Cristina Rodrigues Mayoral Brunatti Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília https://orcid.org/0000-0003-1984-2622
  • Alessandra de Morais Professora Assistente do Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano e do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília https://orcid.org/0000-0001-5521-9307

Palavras-chave:

Educação, Educação em Valores Sociomorais, Aprendizagem Cooperativa

Resumo

O presente artigo tem por objetivo demonstrar e analisar, por meio de um ensaio teórico, algumas possibilidades de se trabalhar a Educação em Valores Sociomorais na escola por meio da Aprendizagem Cooperativa. Como referencial teórico são utilizados autores que ressaltam a importância da cooperação na aprendizagem e no desenvolvimento do sujeito, de modo que para as discussões acerca da Educação em Valores e seus fundamentos teóricos, tem como base autores da Psicologia Genética e para as discussões sobre Aprendizagem Cooperativa foram referenciados estudiosos desse campo. No decorrer do artigo são expostas algumas considerações sobre a temática de Educação em Valores, que ressaltam a sua importância para que os estudantes aprendam a dialogar e para que possam resolver conflitos em busca de uma boa convivência. Nesse sentido, para se ter uma boa convivência, é preciso práticas constantes que promovam uma Educação em Valores Sociomorais, já que o desenvolvimento moral está relacionado à qualidade das relações que se apresentam nos ambientes sociais nos quais a criança interage. Além disso, são apontados alguns elementos essenciais para que o desenvolvimento moral ocorra, como as interações entre pares no ambiente escolar, a heterogeneidade, a cooperação e as discussões, que podem ser trabalhadas por meio de algumas técnicas da Aprendizagem Cooperativa. Desse modo, com o presente artigo, é evidenciada a importância da implementação de metodologias como a Aprendizagem Cooperativa para trabalhar a Educação em Valores, acolhendo-se, assim, as diversidades representadas no grupo-sala e na escola, bem como promovendo-se interações entre os colegas de sala. 

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Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Artigos