Paixão, desejo e busca: elementos possíveis para uma leitura do livro Ana Z. Aonde vai você?
DOI:
https://doi.org/10.36311/1415-8612.2004.v4n3.116Palavras-chave:
literatura infanto-juvenil, literatura fantástica, construção do imaginário, Ana Z. aonde vai você?, Marina ColasantiResumo
O chamado boom da literatura infanto-juvenil, observado nos anos 70 do século XX, abriu caminhos para a discussão do estatuto desse gênero entre os educadores brasileiros. Na tentativa de romper com o caráter pedagógico que caracteriza essa literatura desde sua gênese, muitos escritores, preocupados com a qualidade estética de seus textos, passaram a recuperar elementos fantásticos e de lendas regionais em suas produções. Nesse sentido, eleger como objeto de análise o livro Ana Z. aonde vai você?, de Marina Colasanti vem ao encontro de duas preocupações fundamentais: a primeira está no uso de elementos simbólicos dentro da literatura fantástica e como eles propiciam a construção do imaginário do leitor; e a segunda está na maneira como se dá a tessitura dessas imagens simbólicas na construção de um texto que prima pelo fantástico.Palavras-chave: literatura infanto-juvenil; literatura fantástica; construção do imaginário; Ana Z. aonde vai você?; Marina Colasanti.
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