Descartes Defensor Avant La Lettre do “Inatismo Moderado”
DOI:
https://doi.org/10.36311/1415-8612.2004.v4n2.86Palavras-chave:
inato, adquirido, idéiaResumo
Trata-se de investigar, nos pensamentos de Descartes e Leibniz, os principais pontos de convergência e de divergência acerca da origem do conhecimento. Num primeiro momento, a doutrina cartesiana leva a uma sorte de retorno ao platonismo, mesmo que não à versão “original” da teoria das idéias. Por outro lado, através de outros textos, supostamente “menores”, tem-se uma noção mais clara do inatismo cartesiano, que o aproximará de versões futuras da mesma teoria. Já para Locke, quem afirma não haver nenhum conhecimento inato no homem, a mente é como uma folha de papel em branco sucessivamente preenchida com os dados advindos da experiência sensível. Em polêmica direta com o autor inglês, Leibniz, repondo em jogo as representações originárias da razão, define uma nova modalidade de inatismo, dito “moderado”, o qual, ver-se-á, guarda importante e (à primeira vista) insuspeito parentesco com a versão cartesiana da origem das “noções comuns”.PALAVRAS-CHAVE: Inato; Adquirido; Idéia.
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