Problemáticas que dificultam o desenvolvimento de pesquisas em escolas de ensino médio de setores medios-altos. Duas experiências no Estado de Buenos Aires, Argentina
DOI:
https://doi.org/10.36311/1519-0110.2019.v20n1.05.p67Palavras-chave:
Educação física, ensino médio, setores médios-altosResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar e desenvolver uma série de reflexões sobre as dificuldades apresentadas ao se ingressar na investigação de problemas ao redor do corpo de escolas de ensino médio de elite ou setores médios-altos da sociedade. Refere-se ao início e desenvolvimento de um trabalho de campo, a partir da metodologia qualitativa, que inclui, por exemplo, observação participante e entrevistas em profundidade com atores sociais. Para isso, duas experiências estão incluídas em instituições de ensino da província de Buenos Aires, Argentina. Estima-se que esta é uma questão que contribuiria para a compreensão do modo de funcionamento desses tipos de instituições, além de contribuir para a discussão sobre metodologia de pesquisa. Ou seja, poderia ser tomada como uma característica importante das escolas em relação, por exemplo, ao modo de ver, pensar, imaginar, tratar, outros, pessoas fora dos estabelecimentos. Pode-se também pensar no grau de fechamento social realizado por certos grupos.Submetido em: 14/12/2018
Aceito em: 02/05/2019