Qualidade de Vida no Trabalho: a percepção dos servidores públicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2019.v20n1.04.p45

Palavras-chave:

saúde do trabalhador, Gestão de Pessoas, Qualidade de Vida no Trabalho

Resumo

O estudo objetivou investigar junto aos trabalhadores quais aspectos que podem influenciar na qualidade de vida no trabalho e oferecer elementos para o desenvolvimento de ações futuras que contribuam para um ambiente laboral de bem-estar e satisfação. Utilizou-se metodologia quantitativa de corte transversal por meio de questionário criado por Walton (1973) que avalia qualidade de vida no trabalho em 8 dimensões e 36 subdimensões.  Os resultados indicaram  que   existe satisfação com o trabalho na maioria das dimensões avaliadas, o que sugere um ambiente de trabalho que contribui para a boa qualidade de vida dos servidores. Contudo, em todas as dimensões avaliadas existe algum grau de insatisfação e um elevado número de neutralidade possibilitando inferir que o método adotado pode não ter contribuído para expressões mais genuínas.

Submetido em: 23/05/2018
Aceito em: 10/06/2019

Biografia do Autor

  • José Marcos Nunes BENEVENUTE, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

    Mestre em Administração de Empresas, Técnico de Enfermagem da Unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus de Alegre. Alegre, Espírito Santo, Brasil.

  • Sheila Ataíde Domingues de SOUZA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

    Mestre em Psicologia, Psicóloga do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus de Alegre. Alegre, Espírito Santo, Brasil.

  • Ângela Maria do Amaral Abreu CARVALHO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

    Mestre em Educação Agrícola, Coordenadora Geral de Gestão de Pessoas no Instituto Federal do Espírito Santo, Campus de Alegre. Alegre, Espírito Santo, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-06-28

Edição

Seção

Artigos