Qualidade de Vida no Trabalho: a percepção dos servidores públicos
DOI:
https://doi.org/10.36311/1519-0110.2019.v20n1.04.p45Palavras-chave:
saúde do trabalhador, Gestão de Pessoas, Qualidade de Vida no TrabalhoResumo
O estudo objetivou investigar junto aos trabalhadores quais aspectos que podem influenciar na qualidade de vida no trabalho e oferecer elementos para o desenvolvimento de ações futuras que contribuam para um ambiente laboral de bem-estar e satisfação. Utilizou-se metodologia quantitativa de corte transversal por meio de questionário criado por Walton (1973) que avalia qualidade de vida no trabalho em 8 dimensões e 36 subdimensões. Os resultados indicaram que existe satisfação com o trabalho na maioria das dimensões avaliadas, o que sugere um ambiente de trabalho que contribui para a boa qualidade de vida dos servidores. Contudo, em todas as dimensões avaliadas existe algum grau de insatisfação e um elevado número de neutralidade possibilitando inferir que o método adotado pode não ter contribuído para expressões mais genuínas.
Submetido em: 23/05/2018
Aceito em: 10/06/2019