SOFRIMENTO NO TRABALHO: UMA PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENSINO

Autores

  • Aline Aparecida Slusarz GUIMARÃES
  • Raquel Dorigan de MATOS

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2017.v18n1.04.p61

Palavras-chave:

sofrimento no trabalho, desvalorização, profissionais de ensino

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compreender a percepção dos profissionais de ensino frente ao sofrimento no trabalho. Para tal foi realizado um estudo de caso com professores que atuam com os anos finais do ensino fundamental e com o ensino médio, na cidade de Imbituva, no Paraná. Os dados foram coletados mediante entrevista semi-estruturada, com uma interpretação qualitativa dos dados, no mês de agosto de 2014. A análise dos dados deu-se através da Análise dos Núcleos de Significação, que buscam compreender mais intensamente a subjetividade dos entrevistados. O alto índice de rotatividade e absenteísmo apresentado por essa categoria profissional sugere que os mesmos são submetidos a situações degradantes de trabalho desencadeando um processo de sofrimento no trabalho. A partir da análise dos dados pode-se concluir que esses profissionais percebem-se desvalorizados não somente no ambiente de trabalho, bem como no âmbito social, desencadeando sentimento de insatisfação, incerteza e indignação, fatores geradores do sofrimento no trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aline Aparecida Slusarz GUIMARÃES

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Raquel Dorigan de MATOS

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GUIMARÃES, Aline Aparecida Slusarz; MATOS, Raquel Dorigan de. SOFRIMENTO NO TRABALHO: UMA PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENSINO. ORG & DEMO, Marília, SP, v. 18, n. 1, 2017. DOI: 10.36311/1519-0110.2017.v18n1.04.p61. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/7443.. Acesso em: 23 nov. 2024.