RECUPERANDO A MEMÓRIA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL PAULISTA - 1933-1990

Autores

  • Maria Izaura CAÇÃO

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2001.v2n1.451

Resumo

Este artigo é parte de investigação que incide sobre a constituição da jornada de trabalho docente do Professor III, visando resgatar e registrar o processo de construção histórica da organização do trabalho docente no interior da escola pública do Estado de São Paulo. Para isso, reconstituiu-se historicamente o processo de organização do trabalho no interior das escolas públicas estaduais, a constituição das diferentes Jornadas de Trabalho Docente e a atuação das entidades representativas do professorado paulista, desde as primeiras formulações legais da carreira do magistério (década de 30), percorrendo as décadas seguintes (50 e 60) marcadas pela expansão da rede de ensino e acompanhadas pelo aumento do limite máximo de aulas permitido ao docente ministrar.

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Biografia do Autor

Maria Izaura CAÇÃO

Professor Assistente Doutor da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, Campus de Marília.

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Publicado

2022-01-13

Edição

Seção

Organização do Trabalho e Educação