DEMOCRACIA, PARTICIPAÇÃO E PODER NO COOPERATIVISMO EDUCACIONAL

Autores

  • Cinthia Magda Fernandes ARIOSI
  • Neusa Maria DAL RI

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2004.v5n1.422

Palavras-chave:

Cooperativismo educacional, autogestão, democracia, relações de trabalho, poder.

Resumo

A Cooperativa Educacional Multidisciplinar de Bauru - Ensinativa, constituída por profissionais da educação e áreas afins, foi uma experiência de organização econômica autogestionária. O objetivo principal deste texto é discutir essa experiência, buscando verificar se as relações internas de trabalho foram estabelecidas de forma democrática e se as estruturas de poder, normalmente hierarquizadas, se modificaram no interior da cooperativa. A principal consideração a que o estudo chegou é que a cooperativa autogestionária pode configurar-se numa possibilidade de organização do trabalho mais democrática e com a hierarquização do poder amenizada. Porém, para que um projeto como este se consolide, há a necessidade de se promover um processo educativo e de conscientização, entre os próprios cooperados, sobre a questão do trabalho coletivo pautado pelo espírito autogestionário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cinthia Magda Fernandes ARIOSI

Professora do Curso de Formação de Professores do CEFAM Professora Lourdes de Araújo, da cidade de Bauru, e Mestre em educação.

Neusa Maria DAL RI

Professora livre-docente da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Campus de Marília.

Downloads

Publicado

2022-01-19

Edição

Seção

Organização do Trabalho e Educação