Confluência entre economia solidária, coleta seletiva solidária e educação ambiental solidária

Autores

  • Silvia Helena FLAMINI Universidade Federal de São Carlos
  • Maria ZANIN Universidade Federal de São Carlos
  • Liane Biehl PRINTES Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2022.v23n1.p53-68

Palavras-chave:

coleta seletiva solidária, economia solidária, educação ambiental

Resumo

No Brasil, o Decreto Federal nº 5.940/06 institui a separação dos resíduos sólidos recicláveis gerados pelos órgãos públicos federais, entre os quais se encaixam as instituições de ensino superior, e sua destinação às associações e cooperativas de catadoras/es, numa prática chamada de coleta seletiva solidária. Neste sentido, este artigo, apresenta uma análise da coleta seletiva solidária sob uma ótica que a propõe enquanto educação ambiental solidária que articula cultura, trabalho e política convergindo com os princípios defendidos no campo da Economia Solidária, tendo como base ações socioambientais e educativas desenvolvidas em instituições federais de ensino superior. A estratégia metodológica envolveu dados de uma pesquisa de mestrado em associação à pesquisa bibliográfica. Os resultados mostram que programas institucionais de coleta seletiva solidária podem, por meio de suas ações, articular teórico-praticamente Educação Ambiental com Economia Solidária e produzir conhecimento de qualidade com prestação de serviço público em limpeza urbana. Conclui-se que a coleta seletiva solidária juntamente à Economia Solidária pode fortalecer social e economicamente vínculos entre os seres humanos e o trabalho podendo fomentar práxis e suscitar reflexões epistemológicas que sirvam como alternativas para o atual cenário científico-tecnológico, sociopolítico e econômico.

Biografia do Autor

  • Silvia Helena FLAMINI, Universidade Federal de São Carlos

    Docente da Rede Estadual de Ensino, participante do Projeto de Extensão da UFSCar Revista GUIA - Guia Universitário de Informações Ambientais. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6925-8291

  • Maria ZANIN, Universidade Federal de São Carlos

    Engenheira eletricista. Professora aposentada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), atualmente professora sênior do NUMI-Eco Sol/UFSCar (Núcleo Multidisciplinar Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária) e do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar

  • Liane Biehl PRINTES, Universidade Federal de São Carlos

    Bióloga da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com mestrado e doutorado no campo da Ecologia. É lotada na Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS), sendo chefe do Departamento de Apoio à Educação Ambiental (DeAEA). Desenvolve e coordena Atividades de Extensão voltadas a Ambientalização Universitária

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Publicado

2022-10-11