Crianças e pandemia

reflexões sobre a governamentalidade democrática das infâncias

Autores

  • Olivia Pires COELHO Universidade Estadual de Campinas UNICAMP/ SP
  • Fabiana de Oliveira CANAVIEIRA Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Silvio GALLO Universidade Estadual de Campinas UNICAMP/ SP

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2021.v22n2.p119-138

Palavras-chave:

Pandemia, Infâncias, Governamentalidade, Decolonialidade

Resumo

No dia oito de março de 2020 o chefe do Executivo de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul assinava o Decreto Municipal nº 7.434, proibindo o acesso ou permanência de crianças em locais públicos durante o estado de calamidade pública que se alastrava pelo Brasil devido à pandemia de Covid-19, este é só um exemplo de um movimento mundial de invisibilidade infantil fantasiada de proteção. Mesmo nesse contexto, as crianças não foram priorizadas no esquema vacinal nos âmbitos municipal, estadual, federal e nem internacional. Este artigo tem como objetivo discutir questões relacionadas às crianças e suas infâncias através da lógica da decolonialidade, concedendo especial atenção à tutela e controle da infância em contexto de pandemia e confinamento, um estado exceção para as crianças privadas da ida às escolas e aos contextos de socialização de rua. Discutiremos brevemente, também, os conceitos acerca da governamentalidade analisados na obra de Michel Foucault: a soberania, o poder disciplinar, o biopoder e as técnicas de governo da população.

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Biografia do Autor

Olivia Pires COELHO, Universidade Estadual de Campinas UNICAMP/ SP

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNICAMP, bolsista CAPES. Campinas, São Paulo, Brasil.

Fabiana de Oliveira CANAVIEIRA, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Docente do Departamento de Educação I da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). São Luís, Maranhão, Brasil.

Silvio GALLO, Universidade Estadual de Campinas UNICAMP/ SP

Docente da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2021-12-22

Edição

Seção

Artigos