DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO EM GÊNERO: O CASO DAS MULHERES SEM TERRA EM PERNAMBUCO

Autores/as

  • Celma TAVARES

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2008.v9n1/2.56

Palabras clave:

gênero, democracia, direitos humanos, educação, empoderamento

Resumen

A educação em direitos humanos (EDH) contribui a afirmação de uma cultura democrática e de respeito aos direitos. Neste sentido, uma formação que congregue as questões de gênero e direitos humanos é fundamental no processo de empoderamento das mulheres com vistas à superação das desigualdades existentes. Esse tipo de formação demonstra sua importância e eficácia especialmente em situações de acentuada exclusão social, como no caso das mulheres sem terra. Em Pernambuco, um estudo realizado em vinte acampamentos revelou as condições de vida das mulheres sem terra e suas famílias, indicando uma questão central, que, por sua vez, é geradora dos demais problemas: a negação de direitos. Como forma de contribuir ao empoderamento destas mulheres desenvolveu-se um processo formativo baseado na EDH. Os resultados evidenciados em dito processo demonstram seu alcance transformador em meio a esta realidade. Assim, o objetivo principal deste artigo é o de discutir o papel da EDH no processo de formação cidadã aliada à perspectiva de gênero, a partir da experiência com as mulheres sem terra em Pernambuco.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2010-01-08

Número

Sección

Democracia, Direitos Humanos e Gênero

Cómo citar

TAVARES, Celma. DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO EM GÊNERO: O CASO DAS MULHERES SEM TERRA EM PERNAMBUCO. ORG & DEMO, Marília, SP, v. 9, n. 1/2, p. 125, 2010. DOI: 10.36311/1519-0110.2008.v9n1/2.56. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/56.. Acesso em: 22 nov. 2024.