Educação da Mulher Indígena Umutina

Autores/as

  • Roberto Tadeu Vaz CURVO

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2015.v16n00.5137

Palabras clave:

Umutina, educação indígena da mulher, tratados internacionais.

Resumen

Este trabalho é parte integrante de um projeto de pesquisa mais abrangente, intitulado Educação da Mulher
Indígena e realizado junto ao Instituto de Educação da UFMT. Busca-se entender como se dá a educação escolar de mulheres pertencentes ao povo indígena Umutina, localizado em área conhecida como componente do Médio-Norte do estado de Mato Grosso. Para o desenvolvimento da investigação, emprega-se a metodologia qualitativo-descritiva de caráter indutivo e fundamenta-se no estudo teórico das legislações nacionais e internacionais. Adotam-se como instrumentos de coleta de dados entrevistas orais aplicadas aos sujeitos da investigação, quais sejam dez pessoas, envolvendo professores, o presidente do Conselho Estadual de Educação Indígena, o presidente do Conselho Deliberativo Escolar, o presidente da Associação das Mulheres Indígenas de Mato Grosso e alunas do nível superior de ensino. A escolha por este objeto de
pesquisa justifica-se pelo fato de proporcionar uma visão mais ampla quanto ao funcionamento da educação escolar da etnia. As indagações levantadas permitem ao pesquisador entender, de início, como se opera o sistema de educação escolar indígena do povo Umutina em geral e, em seguida, compreender a educação escolar da mulher indígena especificamente. A relevância deste trabalho reside no fato de que, ao se constituir numa denúncia dos abusos e constrangimentos sofridos
pelos índios, ferindo sua dignidade e seus direitos, previstos nas legislações brasileira e internacional vigentes, resulta em novos conhecimentos, indispensáveis às concretização dos direitos e ao empoderamento desses povos em sua busca constante pela sobrevivência e pela educação escolar.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Roberto Tadeu Vaz CURVO

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Publicado

2015-07-08

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

CURVO, Roberto Tadeu Vaz. Educação da Mulher Indígena Umutina. ORG & DEMO, Marília, SP, v. 16, n. 00, 2015. DOI: 10.36311/1519-0110.2015.v16n00.5137. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/5137.. Acesso em: 22 nov. 2024.