FAMÍLIA E ESCOLA: ELEMENTOS PARA UMA PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA

Autores/as

  • Marília Faria de MIRANDA
  • Sandra Regina Mantovani LEITE
  • Emanuely Fernanda MARQUES

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2010.v11n1.470

Palabras clave:

Escola, família, participação, instâncias colegiadas.

Resumen

Este estudo tem como objetivo analisar e discutir a atuação do Pedagogo no espaço escolar, tendo como foco principal a participação da família através das instâncias colegiadas que existem na instituição escolar. Para tanto, propomos uma reflexão sobre alguns conceitos, são eles a participação, a idéia de família e os elementos de participação democrática que precisam ser coordenados pelo Pedagogo: Conselho de Classe, Conselho Escolar, Reunião de Pais e a Escola de Pais. Nesse sentido, pretende-se demonstrar a importância do pedagogo na Instituição Escolar, como liderança e como mediador dos processos de gestão democrática, possibilitando um trabalho pedagógico coletivo, favorecendo a participação de todos os membros da comunidade educativa.

Biografía del autor/a

  • Marília Faria de MIRANDA
    Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina – UEL. Londrina, Paraná, Brasil.
  • Sandra Regina Mantovani LEITE
    Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina – UEL. Londrina, Paraná, Brasil.
  • Emanuely Fernanda MARQUES
    Graduada do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina – UEL. Londrina, Paraná, Brasil.

Publicado

2022-02-04

Número

Sección

Organização do Trabalho e Educação