A TEMÁTICA DO GÊNERO NAS DISCIPLINAS DE CURRÍCULO DE CURSOS DE PEDAGOGIA: UMA INCÔMODA AUSÊNCIA E UM DIÁLOGO NECESSÁRIO

Authors

  • Márden de Pádua RIBEIRO

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2016.v17n2.04.p45

Keywords:

currículo, gênero, pedagogia

Abstract

O presente trabalho analisa como se situa a temática de gênero especificamente nas disciplinas de Currículo dos Cursos de Pedagogia em Belo Horizonte, Minas Gerais. Para tal, a pesquisa analisa os dados coletados nos planos de ensino das disciplinas e nas entrevistas com os(as) respectivos(as) docentes. Defende-se a inclusão do gênero nas disciplinas de Currículo da Pedagogia, a fim de promover uma concepção de formação de professores(as) comprometida com a diversidade cultural, e dar voz aos silenciados históricos do currículo. A metodologia utilizada se trata de uma pesquisa qualitativa que utilizou de análise documental e entrevistas semi-estruturadas para coleta dos dados.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Márden de Pádua RIBEIRO

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Published

2016-12-20

Issue

Section

Artigos

How to Cite

RIBEIRO, Márden de Pádua. A TEMÁTICA DO GÊNERO NAS DISCIPLINAS DE CURRÍCULO DE CURSOS DE PEDAGOGIA: UMA INCÔMODA AUSÊNCIA E UM DIÁLOGO NECESSÁRIO. ORG & DEMO, Marília, SP, v. 17, n. 02, p. 45–66, 2016. DOI: 10.36311/1519-0110.2016.v17n2.04.p45. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/6525.. Acesso em: 21 nov. 2024.