Assédio Moral e Resiliência no Ensino Público

Authors

  • Juliana Lopes Moraes Universidade Estadual do Ceará
  • Francisco Roberto Pinto Universidade Estadual do Ceará
  • Samuel Façanha Câmara Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2018.v19n1.04.p45

Keywords:

Assédio Moral, Resiliência, Sofrimento no trabalho.

Abstract

As organizações são constituídas por ambientes de poder, subordinação e controle. Essas características propiciam o surgimento de adversidades e distúrbios nos relacionamentos entre os indivíduos inseridos nesse contexto. O assédio moral é um dos comportamentos disfuncionais que emergem nesses ambientes e que pode provocar uma sucessão de impasses, doenças e perturbações. Neste estudo, buscou-se conhecer a correlação existente entre os construtos “percepção de assédio moral” e “resiliência humana” em professores do ensino público, nos níveis fundamental e médio. Os resultados evidenciaram o relacionamento entre os construtos a partir da correlação entre algumas variáveis, totalizando 20 correlações significativas. Os achados demostram que difamações, exclusões e críticas em público são pontos cruciais na percepção de assédio moral pelos professores e que essas variáveis estão associadas à realização das atividades, à disciplina e à energia do profissional. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Juliana Lopes Moraes, Universidade Estadual do Ceará
    Graduada em Administração de Empresas. Atualmente mestranda em administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará. Participante do grupo de estudo de Gestão de Pessoas.
  • Samuel Façanha Câmara, Universidade Estadual do Ceará
    Graduado em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (1989), Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1993) e Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), Pós Doutorado em Gestão da Inovação na FGV-EBAPE (2013). Foi Pró-Reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA; Foi diretor de articulação institucional do Instituto de Tecnologia da Informação - INSOFT (2005 a 2008) e Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Tem pós-doutorado em Administração pelo PROPAD da Universidade Federal de Pernambuco, é Doutor em Gestão de Empresas pela Universidade de Coimbra (2008), Doutor em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2004), Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1983), Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1974) e Licenciado em Música pela Universidade Estadual do Ceará (1998). É aposentado do Banco do Nordeste do Brasil, onde ocupou funções técnicas e gerenciais, principalmente nas áreas de Tecnologia da Informação e Recursos Humanos. É Professor dos cursos de Graduação e Mestrado em Administração da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Coordenador do Laboratório de Gestão de Pessoas e Sustentabilidade (UECE-LAPES). É Diretor de Estudos e Pesquisas do Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (IDESCO).

Published

2018-06-29

Issue

Section

Artigos

How to Cite

MORAES, Juliana Lopes; PINTO, Francisco Roberto; CÂMARA, Samuel Façanha. Assédio Moral e Resiliência no Ensino Público. ORG & DEMO, Marília, SP, v. 19, n. 1, p. 45–60, 2018. DOI: 10.36311/1519-0110.2018.v19n1.04.p45. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/4983.. Acesso em: 22 nov. 2024.