DEMOCRACIA, PARTICIPAÇÃO E PODER NO COOPERATIVISMO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.36311/1519-0110.2004.v5n1.422Keywords:
Cooperativismo educacional, autogestão, democracia, relações de trabalho, poder.Abstract
A Cooperativa Educacional Multidisciplinar de Bauru - Ensinativa, constituída por profissionais da educação e áreas afins, foi uma experiência de organização econômica autogestionária. O objetivo principal deste texto é discutir essa experiência, buscando verificar se as relações internas de trabalho foram estabelecidas de forma democrática e se as estruturas de poder, normalmente hierarquizadas, se modificaram no interior da cooperativa. A principal consideração a que o estudo chegou é que a cooperativa autogestionária pode configurar-se numa possibilidade de organização do trabalho mais democrática e com a hierarquização do poder amenizada. Porém, para que um projeto como este se consolide, há a necessidade de se promover um processo educativo e de conscientização, entre os próprios cooperados, sobre a questão do trabalho coletivo pautado pelo espírito autogestionário.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 ORG & DEMO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.