O Desenvolvimento Profissional de Professores em Escola Pública: uma Pesquisa Colaborativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2018.v19n1.05.p61

Resumo

O presente trabalho se refere a uma Pesquisa Colaborativa realizada com o foco no desenvolvimento profissional dos professores de Ensino Fundamental II e Médio de uma escola pública, da Região Metropolitana de São Paulo. Buscou-se a realização de pesquisa com os profissionais no contexto escolar, tomando o cuidado de não se sobrepor a eles e, assim, possibilitar a transformação da prática docente em um trabalho de equipe integrado com a comunidade escolar. A partir da percepção de questões de ensino-aprendizagem, pode haver a reflexão crítica sobre a própria prática, no sentido de que o professor se aproprie do saber como um “professor-pesquisador”. Por meio de uma possível colaboração para o desenvolvimento profissional dos professores, buscou-se ampliar as oportunidades de diálogo e a construção do conhecimento com visão interdisciplinar, na perspectiva da criação de projetos pedagógicos relacionados ao contexto histórico e cultural da comunidade escolar.

Biografia do Autor

  • Dulcineia Boscolo, Universidade de São Paulo
    Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo.
    Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo.    
    Professora Adjunta da Universidade Paulista - UNIP, nos cursos de Pedagogia e Psicologia.
  • Lisenne Navarro, Universidade Paulista

    Doutora em Educação pela UNICAMP

    Coordenadora do curso de Pedagogia na Universidade Paulista

Downloads

Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Artigos