TRABALHO COLETIVO NA ESCOLA PÚBLICA: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS DE ANTON SEMIONOVITCH MAKARENKO

Autores

  • Maria José Ferreira RUIZ

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2008.v9n1/2.62

Palavras-chave:

educação, escola, coletividade, assembléias

Resumo

O texto objetiva apresentar algumas concepções pedagógicas de Anton Semionovitch Makarenko. A partir delas, propõe um repensar sobre a escola atual. Tem como foco o trabalho coletivo e cooperativo. Utiliza-se como aporte teórico, dentre outros, o livro de Luedemann, “Anton Makarenko: Vida e obra: A pedagogia da revolução”. Parte de uma perspectiva materialista histórica, na qual se tem o entendimento que ao analisar as concepções teóricas de um autor, estas devam ser situadas no

 

lócus histórico e concreto no qual foram produzidas. Para tanto, é mister levar em conta a conjuntura temporal e as especifidades históricas e materiais da época. O texto trata de algumas questões aventadas por Makarenko, a saber: individualismo, disciplina, representatividade, assembléias, normatização, cortesia e perspectiva. Ao apresentar e discutir estas questões aponta possíveis desdobramentos e subsídios à construção de propostas coletivas diferenciadas daquelas que temos hoje, pautadas em instâncias colegiadas representativas que, de forma geral, enfatizam mais os princípios administrativos e burocráticos do que os princípios pedagógicos e educativos.

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Biografia do Autor

  • Maria José Ferreira RUIZ

    Docente da Universidade Estadual de Londrina – UEL - Departamento de Educação. Área de Política e Gestão da Educação. CEP 86051-990 – Londrina, Paraná, Brasil. Mestre em Educação

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Publicado

2010-01-08

Edição

Seção

Organização do Trabalho e Educação

Como Citar

RUIZ, Maria José Ferreira. TRABALHO COLETIVO NA ESCOLA PÚBLICA: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS DE ANTON SEMIONOVITCH MAKARENKO. ORG & DEMO, Marília, SP, v. 9, n. 1/2, p. 223, 2010. DOI: 10.36311/1519-0110.2008.v9n1/2.62. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/62.. Acesso em: 17 nov. 2024.