TRABALHO COLETIVO NA ESCOLA PÚBLICA: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS DE ANTON SEMIONOVITCH MAKARENKO

Autores

  • Maria José Ferreira RUIZ

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2008.v9n1/2.62

Palavras-chave:

educação, escola, coletividade, assembléias

Resumo

O texto objetiva apresentar algumas concepções pedagógicas de Anton Semionovitch Makarenko. A partir delas, propõe um repensar sobre a escola atual. Tem como foco o trabalho coletivo e cooperativo. Utiliza-se como aporte teórico, dentre outros, o livro de Luedemann, “Anton Makarenko: Vida e obra: A pedagogia da revolução”. Parte de uma perspectiva materialista histórica, na qual se tem o entendimento que ao analisar as concepções teóricas de um autor, estas devam ser situadas no

 

lócus histórico e concreto no qual foram produzidas. Para tanto, é mister levar em conta a conjuntura temporal e as especifidades históricas e materiais da época. O texto trata de algumas questões aventadas por Makarenko, a saber: individualismo, disciplina, representatividade, assembléias, normatização, cortesia e perspectiva. Ao apresentar e discutir estas questões aponta possíveis desdobramentos e subsídios à construção de propostas coletivas diferenciadas daquelas que temos hoje, pautadas em instâncias colegiadas representativas que, de forma geral, enfatizam mais os princípios administrativos e burocráticos do que os princípios pedagógicos e educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria José Ferreira RUIZ

Docente da Universidade Estadual de Londrina – UEL - Departamento de Educação. Área de Política e Gestão da Educação. CEP 86051-990 – Londrina, Paraná, Brasil. Mestre em Educação

Downloads

Publicado

2010-01-08

Edição

Seção

Organização do Trabalho e Educação