AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MACEIÓ, ALAGOAS

Autores

  • David CALHEIROS
  • Neiza de Lourdes Frederico FUMES

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2015.v16n2.5521

Palavras-chave:

Inclusão do aluno com deiciência. Relações interpessoais. Educação superior. Universalização e democratização do acesso.

Resumo

esta pesquisa procurou analisar a opinião de universitários com deiciência acerca das relações interpessoais vivenciadas na educação superior. Para isto, utilizamos uma abordagem qualitativa e entrevistamos 35 universitários com tais características. Foi utilizada a análise de conteúdo, especiicadamente a temática. Os resultados revelaram que, apesar de alguns alunos com deiciência demonstrarem-se
satisfeitos com as relações estabelecidas, outros disseram estar descontentes. Os fatores que contribuíram para tal desagrado foram a ausência de apoios e de reconhecimento por parte dos órgãos diretivos. Também apontaram para preconceito manifesto nas relações sociais. Sendo assim, compreendemos que o sistema educacional de ensino superior de Maceió (AL) só poderá tornar-se um ambiente inclusivo quando houver respeito à diferença.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • David CALHEIROS

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Neiza de Lourdes Frederico FUMES

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2015-11-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CALHEIROS, David; FUMES, Neiza de Lourdes Frederico. AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MACEIÓ, ALAGOAS. ORG & DEMO, Marília, SP, v. 16, n. 2, 2015. DOI: 10.36311/1519-0110.2015.v16n2.5521. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/5521.. Acesso em: 20 nov. 2024.