AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MACEIÓ, ALAGOAS
DOI:
https://doi.org/10.36311/1519-0110.2015.v16n2.5521Palavras-chave:
Inclusão do aluno com deiciência. Relações interpessoais. Educação superior. Universalização e democratização do acesso.Resumo
esta pesquisa procurou analisar a opinião de universitários com deiciência acerca das relações interpessoais vivenciadas na educação superior. Para isto, utilizamos uma abordagem qualitativa e entrevistamos 35 universitários com tais características. Foi utilizada a análise de conteúdo, especiicadamente a temática. Os resultados revelaram que, apesar de alguns alunos com deiciência demonstrarem-se
satisfeitos com as relações estabelecidas, outros disseram estar descontentes. Os fatores que contribuíram para tal desagrado foram a ausência de apoios e de reconhecimento por parte dos órgãos diretivos. Também apontaram para preconceito manifesto nas relações sociais. Sendo assim, compreendemos que o sistema educacional de ensino superior de Maceió (AL) só poderá tornar-se um ambiente inclusivo quando houver respeito à diferença.