A Falsa Democracia da Expansão Educacional Pela Lei 11.892/2008: Resultados em Forma de Precarização do Trabalho Docente em um IF do Nordeste Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.36311/1519-0110.2015.v16n1.5161Palavras-chave:
expansão, precarização, docência, inglês, narrativas.Resumo
O presente artigo tem por objetivo investigar as práticas discursivas em narrativas de três professores sobre a precarização do trabalho docente em língua inglesa, em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) do nordeste brasileiro, a partir da lei 11.892/2008, que estabelece a expansão da rede federal de educação profissional, técnica e tecnológica. As bases norteadoras deste estudo defendem que as políticas educacionais brasileiras criadas a partir da década de 1990 para a expansão do ensino servem como fomentadoras
da nova ordem capitalista ainda vigente, em que se formam alunos como força de trabalho, o que favorece a precarização do trabalho docente. Aqui, essa precarização diz respeito às consequências da “imposição” de ministração de aulas sem a devida formação para tal, devido à falta de professores devido à expansão desordenada da rede mencionada. Os dados foram analisados conforme os pressupostos da análise do discurso de linha francesa (AD). Os resultados apontam que os sentidos construídos se mostram regulados pelas formações discursivas vinculadas ao aparelho ideológico de estado (AIE) escola, e que também vão ao encontro de estudos realizados na área de Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira, sendo que todos eles corroboram a precarização do trabalho docente no campus onde os professores participantes trabalham.