Questões Postas entre a Empiria das Pesquisas Brasileiras sobre Professores Iniciantes e Sindicatos Docentes: uma Revisão Bibliográfica no IBICT

Autores

  • Deise Ramos da ROCHA
  • Katia Augusta Pinheiro Cordeiro Curado SILVA

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2015.v16n1.5160

Palavras-chave:

sindicato docente, professor iniciante, formação política, sindicalização de professores iniciantes.

Resumo

A investigação se pauta na emergência de estudos e proposições da sindicalização do professor em início de carreira, a partir do entendimento dos sindicatos como espaços de formação de intelectuais autores de uma ação pedagógica contra hegemônica e ciente do significado de seu trabalho. Desta forma, este trabalho justifica a necessidade em realizar pesquisas empíricas, no campo das ações sindicais, em acolher o professor em início de carreira, a partir dos dados encontrados em uma revisão bibliográfica realizada no banco de dados de teses e dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), onde se percebe a ausência de teses e dissertações que tratem do objeto em pesquisa, no último período de 2000-2014, no Brasil. Os dados analisados apontam que é preciso
reconhecer e relatar a perspectiva de transformação da realidade que os sindicatos trazem, impactando as perspectivas de ações sindicais, na medida em que a militância proporciona ao docente, condições em dinamizar o ensino-aprendizado na prática comunitária e democrática, fundamentada em ações que dialogam com a realidade, além de consolidar uma identidade docente-militante.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Deise Ramos da ROCHA

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Katia Augusta Pinheiro Cordeiro Curado SILVA

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2015-07-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ROCHA, Deise Ramos da; SILVA, Katia Augusta Pinheiro Cordeiro Curado. Questões Postas entre a Empiria das Pesquisas Brasileiras sobre Professores Iniciantes e Sindicatos Docentes: uma Revisão Bibliográfica no IBICT. ORG & DEMO, Marília, SP, v. 16, n. 1, 2015. DOI: 10.36311/1519-0110.2015.v16n1.5160. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/5160.. Acesso em: 18 nov. 2024.