Participação da criança nos processos decisórios da família: estudo de caso do Assentamento Taquaral

Autores

  • Eliane Ceri Assis SANTANA

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2014.v15n2.4646

Palavras-chave:

criança, infância, participação da criança, família, autonomia.

Resumo

Identificar influências de maior ou menor participação da criança nas decisões de famílias assentadas pode ajudar na compreensão do processo de formação de sua autonomia, bem como sua inserção social de forma ativa, crítica e participativa. Além disso, podem-se compreender as prováveis causas do abandono ou permanência de jovens na luta pela terra e do direito conquistado por suas famílias uma vez que a participação, desde a infância, pode estar relacionada à compreensão da luta, da realidade social na qual a criança está inserida e dos processos de resistência e permanência na terra. Portanto, buscou-se nesta pesquisa, em formato de trabalho de conclusão de curso, identificar e analisar a visão de crianças e suas mães sobre o espaço de participação nos processos decisórios dentro do contexto familiar. Percebeu-se que o espaço da criança na participação das decisões familiares, mesmo quando estas se referem à criança ainda é bastante limitado. O papel decisório, do grupo estudado, centra-se na figura dos pais, com grande influência das mães.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Ceri Assis SANTANA

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2015-01-28

Edição

Seção

Artigos