Pedagogia da alternância: possibilidades socioeducativas para os agricultores familiares do território do Médio Alto Uruguai
DOI:
https://doi.org/10.36311/1519-0110.2014.v15n2.4645Palavras-chave:
pedagogia da alternância, Casa Familiar Rural, território do Médio Alto Uruguai.Resumo
O estudo em voga pretende discutir as possibilidades socioeducativas da proposta pedagógica da alternância, a partir de uma análise das dificuldades enfrentadas pelos agricultores familiares do Território da Cidadania do Médio Alto Uruguai. A metodologia do trabalho baseou-se em estudos bibliográficos, entrevistas com os sujeitos atores da Casa Familiar Rural de Frederico Westphalen e visitas aos municípios do Território. O Território é constituído por municípios de características comuns apresentando similaridades em suas dificuldades na agricultura familiar. A pedagogia da alternância, metodologia trabalhada nos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFAs) compreende momentos na família/propriedade e momentos na escola articulando teoria e prática de maneira constante na perspectiva de formar o jovem integralmente e consolidar o desenvolvimento do meio em que reside e produz. Nesse sentido, a pedagogia da alternância contribui de forma significativa para o enfrentamento das dificuldades pelos agricultores familiares do Território, possibilitando o desenvolvimento desse espaço de maneira a garantir a renda, a qualidade de vida e a sustentabilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Revista ORG & DEMO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.