Pedagogia da alternância: possibilidades socioeducativas para os agricultores familiares do território do Médio Alto Uruguai

Autores

  • Luci Mary Duso PACHECO
  • Vanessa DAL CANTON

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2014.v15n2.4645

Palavras-chave:

pedagogia da alternância, Casa Familiar Rural, território do Médio Alto Uruguai.

Resumo

O estudo em voga pretende discutir as possibilidades socioeducativas da proposta pedagógica da alternância, a partir de uma análise das dificuldades enfrentadas pelos agricultores familiares do Território da Cidadania do Médio Alto Uruguai. A metodologia do trabalho baseou-se em estudos bibliográficos, entrevistas com os sujeitos atores da Casa Familiar Rural de Frederico Westphalen e visitas aos municípios do Território. O Território é constituído por municípios de características comuns apresentando similaridades em suas dificuldades na agricultura familiar. A pedagogia da alternância, metodologia trabalhada nos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFAs) compreende momentos na família/propriedade e momentos na escola articulando teoria e prática de maneira constante na perspectiva de formar o jovem integralmente e consolidar o desenvolvimento do meio em que reside e produz. Nesse sentido, a pedagogia da alternância contribui de forma significativa para o enfrentamento das dificuldades pelos agricultores familiares do Território, possibilitando o desenvolvimento desse espaço de maneira a garantir a renda, a qualidade de vida e a sustentabilidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luci Mary Duso PACHECO

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Vanessa DAL CANTON

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2015-01-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PACHECO, Luci Mary Duso; DAL CANTON, Vanessa. Pedagogia da alternância: possibilidades socioeducativas para os agricultores familiares do território do Médio Alto Uruguai. ORG & DEMO, Marília, SP, v. 15, n. 2, 2015. DOI: 10.36311/1519-0110.2014.v15n2.4645. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/4645.. Acesso em: 18 nov. 2024.