Trabalhadores/estudantes da educação básica no ensino noturno: uma análise da relação do tempo de trabalho com o tempo da educação
DOI:
https://doi.org/10.36311/1519-0110.2014.v15n2.4644Palavras-chave:
trabalhador/estudante, ensino noturno, trabalho, tempo de trabalho, tempo de estudo.Resumo
Este estudo traz à tona as condições materiais de vida dos trabalhadores/estudantes da educação básica no ensino noturno.
Os dados apresentados e discutidos são resultado de investigação realizada em cinco escolas no município de Guarapuava-PR, quando foi aplicado questionário envolvendo 544 alunos da educação básica no período noturno. Parte-se do entendimento de que o tempo de trabalho do trabalhador/estudante noturno tem determinado e influenciado negativamente os demais tempos necessários à existência humana e, portanto, inviabilizando uma formação consistente para estes sujeitos que não conseguem ter um bom desempenho, tanto pela
precarização e intensidade do trabalho como pela fragilidade da escola noturna. Entende-se ser necessário e urgente conhecer melhor os sujeitos reais para os quais se constroem discursos educacionais e que, na maioria das vezes se apartam da realidade, aprofundando, assim, a discussão acerca das dificuldades, limitações, motivações e expectativas desses agentes que vivenciam cotidianamente uma dupla jornada:
trabalho diurno e estudo noturno.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Revista ORG & DEMO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.