Trabalhadores/estudantes da educação básica no ensino noturno: uma análise da relação do tempo de trabalho com o tempo da educação

Autores

  • Zenira Maria Malacarne SIGNORI
  • Alessandro de MELO

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2014.v15n2.4644

Palavras-chave:

trabalhador/estudante, ensino noturno, trabalho, tempo de trabalho, tempo de estudo.

Resumo

Este estudo traz à tona as condições materiais de vida dos trabalhadores/estudantes da educação básica no ensino noturno.
Os dados apresentados e discutidos são resultado de investigação realizada em cinco escolas no município de Guarapuava-PR, quando foi aplicado questionário envolvendo 544 alunos da educação básica no período noturno. Parte-se do entendimento de que o tempo de trabalho do trabalhador/estudante noturno tem determinado e influenciado negativamente os demais tempos necessários à existência humana e, portanto, inviabilizando uma formação consistente para estes sujeitos que não conseguem ter um bom desempenho, tanto pela
precarização e intensidade do trabalho como pela fragilidade da escola noturna. Entende-se ser necessário e urgente conhecer melhor os sujeitos reais para os quais se constroem discursos educacionais e que, na maioria das vezes se apartam da realidade, aprofundando, assim, a discussão acerca das dificuldades, limitações, motivações e expectativas desses agentes que vivenciam cotidianamente uma dupla jornada:
trabalho diurno e estudo noturno.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Zenira Maria Malacarne SIGNORI

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Alessandro de MELO

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2015-01-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SIGNORI, Zenira Maria Malacarne; MELO, Alessandro de. Trabalhadores/estudantes da educação básica no ensino noturno: uma análise da relação do tempo de trabalho com o tempo da educação. ORG & DEMO, Marília, SP, v. 15, n. 2, 2015. DOI: 10.36311/1519-0110.2014.v15n2.4644. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/4644.. Acesso em: 18 nov. 2024.