DESENVOLVER PESSOAS: ESTUDO DE CASOS EM EMPRESAS COM PROGRAMAS DA QUALIDADE

Autores

  • Terezinha Corrêa LINDINO
  • José Carlos de TOLEDO

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2001.v2n1.449

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo averiguar quais foram as mudanças organizacionais na área de T&D em empresas que implementam Programas da Qualidade. Essas mudanças foram denominadas como mudanças na missão e função básica da área de T&D e mudanças na sua estrutura organizacional. Para compreender estas mudanças, a verificação de como evoluiu o conceito de treinamento & desenvolvimento foi outro objetivo da pesquisa. Segundo o levantamento bibliográfico, os conceitos pautavam-se, essencialmente, na visão que a empresa possuía sobre os funcionários. A base teórica desta pesquisa foi constituída pelas investigações bibliográficas que percorreram três grandes temas: Programas da Qualidade, Administração de Recursos Humanos e Treinamento & Desenvolvimento. Além do levantamento bibliográfico, foram pesquisadas três empresas de grande porte do setor metal-mecânico, que estavam em fase de implementação/certificação dos Programas da Qualidade/ISO 9000, sendo aqui denominadas como empresas A, B e C.

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Biografia do Autor

Terezinha Corrêa LINDINO

Doutoranda no Curso de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Campus de Marília

José Carlos de TOLEDO

Professor Doutor da Faculdade de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2022-01-13

Edição

Seção

Democracia, Relações de Trabalho e Globalização

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