ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL: A MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO NO QUADRO DAS IDEOLOGIAS DE CONVENIÊNCIA

Autores

  • Celestino Alves da SILVA JÚNIOR

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2002.v3n1.441

Palavras-chave:

Municipalização, administração educacional, descentralização.

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir as condições de implantação acelerada do processo de municipalização do ensino no Brasil, com destaque para a sua execução no Estado de São Paulo. A nosso ver, tal processo se insere no quadro por nós denominado das ideologias de conveniência, à luz das quais devem ser interpretados processos tais como a descentralização, a participação e a ação comunitária, O enviesamento ideológico desses processos responde a necessidades e interesses das forças políticas dominantes no país e expressa a fragilidade teórico-prática do movimento da administração educacional enquanto articuladora da política educacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Celestino Alves da SILVA JÚNIOR
    Docente da Fundação Eurípedes Soares da Rocha - Marília - SP.

Downloads

Publicado

2022-01-14

Edição

Seção

Organização do Trabalho e Educação

Como Citar

SILVA JÚNIOR, Celestino Alves da. ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL: A MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO NO QUADRO DAS IDEOLOGIAS DE CONVENIÊNCIA. ORG & DEMO, Marília, SP, v. 3, n. 1, p. 63–76, 2022. DOI: 10.36311/1519-0110.2002.v3n1.441. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/441.. Acesso em: 18 nov. 2024.