O CARÁTER EDUCATIVO DA PRODUÇÃO AUTOGESTIONÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.36311/1519-0110.2011.v12n2.1727Palavras-chave:
Educação, autogestão, organização do trabalho.Resumo
O trabalho representa um aspecto essencial à sobrevivência humana, pois é por meio dele que os seres humanos transformam a natureza em recursos indispensáveis à satisfação das necessidades. Mas, além deste caráter instrumental, o trabalho possui também caráter educativo, na medida em que as ações realizadas pelos trabalhadores permitem transformações na forma de ação destes, e por conseqüência nas condições de trabalho estabelecidas pela organização da produção em que está inserido. A produção autogestionária, como uma das formas de organização da produção, possui como características essenciais a participação efetiva do trabalhador nas principais decisões do empreendimento, de maneira democrática e coletiva, sendo as relações de produção estabelecidas neste ambiente influenciadas e influenciadoras no processo educacional pelo qual passam os trabalhadores. Portanto, o objetivo deste artigo é discutir a relação entre a educação e a organização do trabalho autogestionário, enfocando o papel dessa forma de organização produtiva para a educação formal e informal dos cooperados, considerando o modelo pedagógico adotado, bem como as possíveis transformações ocorridas nesse modelo. Utiliza-se como metodologia a discussão bibliográfica das principais abordagens atuais sobre o tema, além da discussão sobre experiências tratadas na literatura sobre os procedimentos educacionais adotados nas iniciativas de produção autogestionária.Downloads
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