NEA UFSCAR E A PEDAGOGIA DO CAMINHAR
APORTES METODOLÓGICOS PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES POPULARES DE AGROECOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.36311/1519-0110.2023.v24.e023005Palavras-chave:
Educação popular; Extensão universitária; Agroecologia; Extensão ruralResumo
Há inegável potencialidade da agroecologia como forma de produção agrícola e reprodução social camponesa, de caráter contra-hegemônico, pautada em valores comunitários e solidários. Partindo do pressuposto de que o método da educação popular pode ser combinado coma prática agroecológica, o presente trabalho tem por objetivo oferecer um aporte metodológico para a formação de agentes populares de agroecologia, desenvolvido através de uma experiência de extensão universitária realizada pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Campus São Carlos. Metodologicamente, o artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa aplicada, com observação participante e pesquisa-ação. Para cumprir o objetivo proposto, o tema é abordado a partir da sua associação com a educação popular enquanto práxis que fortalece o caráter antissistêmico da agroecologia. As conclusões indicam que a metodologia desenvolvida para superar as dificuldades de uma formação remota direcionada a um público expressivo e bastante heterogêneo foi exitosa e conseguiu, por intermédio das ações práticas desenvolvidas, impactar positivamente os territórios nos quais foram realizadas. Ademais, os aportes metodológicos desenvolvidos pela equipe responsável, em especial a pedagogia do caminhar, têm capacidade de replicação, total ou parcial, em localidades distintas, em benefício da agroecologia.
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