NEA UFSCAR E A PEDAGOGIA DO CAMINHAR

APORTES METODOLÓGICOS PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES POPULARES DE AGROECOLOGIA

Autores

  • Joelson Gonçalves de CARVALHO Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Eduardo Rezende PEREIRA Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2023.v24.e023005

Palavras-chave:

Educação popular; Extensão universitária; Agroecologia; Extensão rural

Resumo

Há inegável potencialidade da agroecologia como forma de produção agrícola e reprodução social camponesa, de caráter contra-hegemônico, pautada em valores comunitários e solidários. Partindo do pressuposto de que o método da educação popular pode ser combinado coma prática agroecológica, o presente trabalho tem por objetivo oferecer um aporte metodológico para a formação de agentes populares de agroecologia, desenvolvido através de uma experiência de extensão universitária realizada pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Campus São Carlos. Metodologicamente, o artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa aplicada, com observação participante e pesquisa-ação. Para cumprir o objetivo proposto, o tema é abordado a partir da sua associação com a educação popular enquanto práxis que fortalece o caráter antissistêmico da agroecologia. As conclusões indicam que a metodologia desenvolvida para superar as dificuldades de uma formação remota direcionada a um público expressivo e bastante heterogêneo foi exitosa e conseguiu, por intermédio das ações práticas desenvolvidas, impactar positivamente os territórios nos quais foram realizadas. Ademais, os aportes metodológicos desenvolvidos pela equipe responsável, em especial a pedagogia do caminhar, têm capacidade de replicação, total ou parcial, em localidades distintas, em benefício da agroecologia.

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Biografia do Autor

  • Joelson Gonçalves de CARVALHO, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

    Docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural (PPGADR/UFSCar) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (PPGDTMA/UNIARA). São Carlos, São Paulo, Brasil. Email: joelson@ufscar.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4894-1400

  • Eduardo Rezende PEREIRA, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo, Brasil. Email: rezende.eduardo@outlook.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5793-251X

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Publicado

2023-07-26

Edição

Seção

Dossiê: Amanhã vai ser outro dia: as múltiplas crises do presente e o papel das iniciativas associativas autogestionárias na reorganização da sociedade

Como Citar

CARVALHO, Joelson Gonçalves de; PEREIRA, Eduardo Rezende. NEA UFSCAR E A PEDAGOGIA DO CAMINHAR: APORTES METODOLÓGICOS PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES POPULARES DE AGROECOLOGIA. ORG & DEMO, Marília, SP, v. 24, p. e023005, 2023. DOI: 10.36311/1519-0110.2023.v24.e023005. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/14895.. Acesso em: 12 dez. 2024.

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