AGRICULTURA FAMILIAR E O PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR: UMA PERSPECTIVA SUSTENTÁVEL

Autores

  • Tânia Corrêa MILLER Universidade Federal de São Carlos
  • Ariadne Chloe Mary FURNIVAL Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2023.v24.e023010

Palavras-chave:

Alimentação Coletiva; Economia Solidária; Política Científica; Políticas Públicas.

Resumo

A Segurança Alimentar e Nutricional da população brasileira pode ser assegurada por meio de políticas públicas que destinam recursos para sistemas alimentares sustentáveis. Entre estes, tem-se a agricultura familiar, que tem foco na economia de qualidade para os cidadãos a partir de iniciativas locais como integração de comunidades inseridas no contexto da Economia Solidária (ES).  Este texto tem como objetivo apresentar parte de pesquisa em andamento, na qual considera-se os sistemas alimentares sustentáveis como potenciais abastecedores do Programa de Alimentação dos Trabalhadores (PAT). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, nas bases de dados do Portal de Periódicos da CAPES/MEC e Scientific Electronic Library Online (SciELO-Br). Não há evidências de participação da agricultura familiar no PAT. O arcabouço legislativo que o Governo Federal proporciona para a agricultura familiar contempla o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Estas políticas contribuem para garantir a sobrevivência no campo, mas na prática apresentam grandes limitações. Por outro lado, significativos resultados vêm sendo obtidos, como o fortalecimento da agricultura familiar. Diante dos resultados positivos observados, as autoras consideram a importância de as mesmas modalidades de compra da agricultura familiar serem incorporadas no PAT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Corrêa MILLER, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos, São Paulo, Brasil.

Ariadne Chloe Mary FURNIVAL, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e do Programa de Pós-Graduação Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-10-02

Edição

Seção

Dossiê: Amanhã vai ser outro dia: as múltiplas crises do presente e o papel das iniciativas associativas autogestionárias na reorganização da sociedade