ENSINO REMOTO E A VULNERABILIDADE NAS ESCOLAS PÚBLICAS
IMPACTOS EVIDENCIADOS DA PANDEMIA NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA/MG
DOI:
https://doi.org/10.36311/1519-0110.2023.v24.e023003Palavras-chave:
Educação, Ensino Fundamental, Ensino Remoto, Vulnerabilidade socialResumo
O presente trabalho tem o objetivo de analisar os impactos da oferta do ensino remoto nas escolas que atendem as crianças em situação de vulnerabilidade na primeira fase do Ensino Fundamental no período pandêmico entre os anos de 2020 a 2021, em três escolas públicas no município de Ituiutaba/MG. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quanti, que foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, baseada no método descritivo analítico. Como procedimento metodológico, utilizou-se de questionário virtual (Google Forms) para professores e familiares de alunos e entrevista semiestruturada que foi realizada virtualmente (Google Meet) com os professores. Como resultado, podemos inferir que a oferta do ensino remoto não é a mesma para todos, embora as redes de ensino tenham realizado planos de atuação para dar continuidade aos estudos. As fragilidades no país são imensas e cada contexto tem suas peculiaridades. Para contrapor a todas essas ingerências na condução da crise sanitária que vivemos e os reflexos na educação, são necessárias ações de resistência na defesa da educação como um bem comum de direito universal. Deste modo, espera-se que estes dados ajudem a Secretaria Estadual e a Secretaria Municipal a procurar caminhos de minimizar o período de ausência das aulas presenciais, que, em certa medida, acabou contribuindo com o agravamento das desigualdades escolares.
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