Confluência entre economia solidária, coleta seletiva solidária e educação ambiental solidária
DOI:
https://doi.org/10.36311/1519-0110.2022.v23n1.p53-68Palavras-chave:
coleta seletiva solidária, economia solidária, educação ambientalResumo
No Brasil, o Decreto Federal nº 5.940/06 institui a separação dos resíduos sólidos recicláveis gerados pelos órgãos públicos federais, entre os quais se encaixam as instituições de ensino superior, e sua destinação às associações e cooperativas de catadoras/es, numa prática chamada de coleta seletiva solidária. Neste sentido, este artigo, apresenta uma análise da coleta seletiva solidária sob uma ótica que a propõe enquanto educação ambiental solidária que articula cultura, trabalho e política convergindo com os princípios defendidos no campo da Economia Solidária, tendo como base ações socioambientais e educativas desenvolvidas em instituições federais de ensino superior. A estratégia metodológica envolveu dados de uma pesquisa de mestrado em associação à pesquisa bibliográfica. Os resultados mostram que programas institucionais de coleta seletiva solidária podem, por meio de suas ações, articular teórico-praticamente Educação Ambiental com Economia Solidária e produzir conhecimento de qualidade com prestação de serviço público em limpeza urbana. Conclui-se que a coleta seletiva solidária juntamente à Economia Solidária pode fortalecer social e economicamente vínculos entre os seres humanos e o trabalho podendo fomentar práxis e suscitar reflexões epistemológicas que sirvam como alternativas para o atual cenário científico-tecnológico, sociopolítico e econômico.
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