Los derechos de acceso en materia ambiental en el caso campaña de adquisición sísmica off Shore Argentina, cuenca argentina norte (ÁREAS CAN 108, Can 100 Y Can 114)

Autores

  • María Laura RICARDES Universidad Nacional de Mar del Plata

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2022.v23n2.p133-152

Palavras-chave:

democracia, participación ciudadana, derechos de acceso ambientales, crisis climática

Resumo

Os modelos capitalistas de desenvolvimento aprofundam um dos problemas globais mais importantes do nosso tempo: a crise ambiental. Documentos de pesquisas e especialistas anunciam constantemente que é imperativo colocar em ação políticas ativas contra as mudanças climáticas e assumir sem demora os desafios globais para a transformação da forma como a humanidade se relaciona com a natureza. No exercício dessas ações, são fundamentais os direitos que garantem o acesso à informação, a participação cidadã e a justiça ambiental. Este artigo analisa a dinâmica desenvolvida no exercício desses direitos em algumas etapas do projeto argentino “Campanha de Aquisição Sísmica Offshore Argentina; Bacia Norte da Argentina (Áreas CAN 108, CAN 100 e CAN 114)” e seu impacto na tomada de decisões governamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

María Laura RICARDES, Universidad Nacional de Mar del Plata

Abogada, Universidad Nacional de Mar del Plata (UNMDP), Mar del Plata, Buenos Aires, Agentina. Email: ricardeslaura@gmail.com

Publicado

2022-12-23

Edição

Seção

Artigos