Los derechos de acceso en materia ambiental en el caso campaña de adquisición sísmica off Shore Argentina, cuenca argentina norte (ÁREAS CAN 108, Can 100 Y Can 114)

Autores

  • María Laura RICARDES Universidad Nacional de Mar del Plata

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2022.v23n2.p133-152

Palavras-chave:

democracia, participación ciudadana, derechos de acceso ambientales, crisis climática

Resumo

Os modelos capitalistas de desenvolvimento aprofundam um dos problemas globais mais importantes do nosso tempo: a crise ambiental. Documentos de pesquisas e especialistas anunciam constantemente que é imperativo colocar em ação políticas ativas contra as mudanças climáticas e assumir sem demora os desafios globais para a transformação da forma como a humanidade se relaciona com a natureza. No exercício dessas ações, são fundamentais os direitos que garantem o acesso à informação, a participação cidadã e a justiça ambiental. Este artigo analisa a dinâmica desenvolvida no exercício desses direitos em algumas etapas do projeto argentino “Campanha de Aquisição Sísmica Offshore Argentina; Bacia Norte da Argentina (Áreas CAN 108, CAN 100 e CAN 114)” e seu impacto na tomada de decisões governamentais.

Biografia do Autor

  • María Laura RICARDES, Universidad Nacional de Mar del Plata

    Abogada, Universidad Nacional de Mar del Plata (UNMDP), Mar del Plata, Buenos Aires, Agentina. Email: ricardeslaura@gmail.com

Publicado

2022-12-23

Edição

Seção

Artigos