Palavra do Editor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/0102-5864.2019.v56n2.01.p7

Palavras-chave:

palavra do editor

Resumo

A revista Novos Rumos é expressão político cultural do Instituto Astrojildo Pereira desde o início de 1986, quando começou a circular. A revista (assim como o IAP) passou por fases diversas, acompanhando o fluxo do tempo político e cultural, fazendo parte, na sua miudez, da contradição em processo no nosso tempo. Manteve sempre o objetivo de acompanhar, perscrutar e criticar os fundamentos do tempo presente, mas a partir de um campo cultural e de um ponto de vista teórico e metodológico bem delimitado, que é aquele que tem na obra Karl Marx e no projeto da emancipação humana a sua clara origem e referência. Uma rápida consulta às edições publicadas indica como a revista tem se dedicado a apresentar textos teóricos de qualidade, textos que enriquecem o conhecimento da história do marxismo e do movimento operário e revolucionário, textos que esclarecem a necessidade de se afirmar o trabalho como fundamento do ser social do homem, além de artigos de crítica do imperialismo atual, de critica cultural e outras. O mérito principal da qualidade que a revista exibiu na última década, cabe a toda a diretoria do IAP e ao conselho de redação, mas, principalmente e sem dúvida, ao editor Antonio Roberto Bertelli, que, em outro papel, continuará a colaborar com a revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Del Roio, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília

Formado em História e Ciências Sociais pela FFLCH-USP, em nível de bacharelado e licenciatura. Fez o Mestrado em Ciência Política no IFCH-UNICAMP e o doutorado em Ciência Política na FFLCH-USP. Conta com curso de especialização em Política Internacional na Facoltà di Scienze Politiche da Università Statale di Milano. Fez estágio pós doutoral em Política Internacional (1999) nessa mesma instituição e depois em Filosofia do Direito na Università di Roma Tre (2006) e Filosofia Política na Università Statale di Bologna (2011). É Professor Titular em Ciências Políticas na Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP (campus de Marilia), onde pesquisa e orienta principalmente nas áreas de Teoria Política do Socialismo e Política Operária, contando com Bolsa de Pesquisa 1 D do CNPq. Conta ainda com diversas publicações em forma de livros, capítulos de livro, artigos e outras, no Brasil e no exterior. É também editor da revista Novos Rumos, presidente do Instituto Astrojildo Pereira e foi presidente da International Gramsci Society – Brasil (2017-2019), além de membro do conselho diretivo da International Gramsci Society Mundial (2017-2021). Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNESP-FFC (2017-2021).

Downloads

Publicado

2019-12-21

Como Citar

Del Roio, M. (2019). Palavra do Editor. Revista Novos Rumos, 56(2), 7–8. https://doi.org/10.36311/0102-5864.2019.v56n2.01.p7

Edição

Seção

Editorial