O Crepúsculo da dialética: Foucault contra Gramsci

Autores

  • Emiliano Alessandroni Doutor em Estudos Interculturais Europeus pela Università degli Studi di Urbino, Itália. Autor, entre outros, de Ideologia e Strutture Letterarie (Aracne, 2014) e Potenza ed Eclissi di un sistema: Hegel e i fondamenti della trasformazione (Mimesi, 2016).

DOI:

https://doi.org/10.36311/0102-5864.2018.v55n2.03.p15

Palavras-chave:

hegemonia, panóptico, imperialismo, luta de classe, progresso histórico.

Resumo

Qual é a relação entre o pensamento de Michel Foucault e aquele de Antonio Gramsci? As teorias do filósofo francês podem ser consideradas uma evolução ou uma involução cultural para aquele que tem em conta os processos de emancipação? O presente artigo analisa, de maneira comparada, as principais categorias dos dois intelectuais. A diferença maior entre eles, não diz respeito apenas ao modo de pensar a transformação da realidade, mas a ideia mesma de realidade. Se em Gramsci podemos observar o esforço de pensar de modo dialético, o juízo de Foucault, ao contrário, parece caracterizado por um modo pré-dialético de conceber o mundo e as suas estruturas. O pensamento de Foucault não corresponde àquela constelação de ideias que emerge após a Revolução de Outubro, parecendo frequentemente colocar-se em oposição a esta. Categorias como “imperialismo”, “capitalismo”, “luta de classe” desaparecem, na verdade, em sua perspectiva. Diversamente das teorias de Gramsci, aquelas esposadas por Michel Foucault mostram uma maior aproximação com o liberalismo e a revolução conservadora do que com o marxismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emiliano Alessandroni, Doutor em Estudos Interculturais Europeus pela Università degli Studi di Urbino, Itália. Autor, entre outros, de Ideologia e Strutture Letterarie (Aracne, 2014) e Potenza ed Eclissi di un sistema: Hegel e i fondamenti della trasformazione (Mimesi, 2016).

Artigo publicado originalmente em Gramsciana, no. 3, 2016, pp. 171-184. Tradução de Marcos Aurélio da Silva, professor do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFSC, com doutorado em Geografia Humana na FFLCH-USP e estágio de pós-doutorado em Filosofia Política na Università degli Studi di Urbino, Itália.

Downloads

Publicado

2018-12-22

Como Citar

Alessandroni, E. (2018). O Crepúsculo da dialética: Foucault contra Gramsci. Revista Novos Rumos, 55(2). https://doi.org/10.36311/0102-5864.2018.v55n2.03.p15

Edição

Seção

Artigos