NOTAS SOBRE A VIOLÊNCIA EM UMA ESCOLA DO INTERIOR PAULISTA
DOI:
https://doi.org/10.36311/1983-2192.2011.v8n8.1662Resumo
O estágio de observação é um momento de percepção da dinâmica escolar: das relações interpessoais, o momento de entrada e de saída, o recreio, a organização do pátio e as sociabilidades criadas no interior da escola. Isso permite ao estagiário refletir sobre as práticas sócio-educacionais dentro e fora da sala de aula – que não pode ser dissociada do contexto em que esta inserida.
Nesse sentido, o estagiário é um pesquisador, pois desenvolve as características da investigação sociológica. Pesquisador que aprende, porque o estágio pressupõe a análise dos estudos práticos que levam à aprendizagem. É um ponto onde a teoria e a prática se converge.
Durante minhas observações, pude sentir a escola, seus pontos positivos e negativos, sobretudo no que concerne à violência escolar. O desafio foi trabalhar com uma instituição de ensino – na cidade de Pontal/SP – bem diversificada quanto às origens socioeconômicas e culturais dos alunos, e que atende estudantes do EF II, EM - EJA: PF, EM.