Gênio

Autores

  • Luiz Camillo Osorio

DOI:

https://doi.org/10.36311/2318-0501.2018.v6n2.16.p79

Palavras-chave:

Kant, Gênio, Crítica da Faculdade do Juízo

Resumo

Apresentação da noção kantiana do gênio, assumindo-a como ato inaugural da concepção romântica e moderna de criação artística. Ao longo da modernidade, na contramão do sentido dado por Kant ao gesto criador, a ideia de gênio foi se transformando em mera inspiração subjetiva. O intuito deste verbete é de procurar recuperar o sentido kantiano de criação na arte de modo a torna-lo mais pertinente para o debate estético contemporâneo.

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Biografia do Autor

Luiz Camillo Osorio

Associate Professor of Aesthetics at the Philosophy Department at PUC-RJ. Researcher CNPq. From 2009 until 2015 was Chief-Curator at the Museum of Modern Art Rio de Janeiro (MAM Rio). Curator of the Brazilian Pavillion at Venice Bienalle 2015.

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Publicado

2019-01-29

Como Citar

Osorio, L. C. (2019). Gênio. Estudos Kantianos [EK], 6(2), 79–82. https://doi.org/10.36311/2318-0501.2018.v6n2.16.p79

Edição

Seção

Artigos / Articles