Anatomia como ciência transcendental

Autores

  • Pedro Paulo Pimenta

DOI:

https://doi.org/10.36311/2318-0501.2017.v5n2.05.p63

Resumo

“Todas as disposições naturais de uma criatura estão destinadas a um dia se desenvolver completamente e conforme a um fim” – essa afirmação de Kant, primeira das nove proposições do opúsculo Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita, é justificada, nesse escrito, não pelo apelo a uma doutrina sistemática própria, como a do apêndice à Dialética transcendental, da Crítica da razão pura, mas com a alusão, bem ao gosto do século XVIII, à anatomia e à fisiologia. “Em todos os animais”, continua o texto, “isso é confirmado tanto pela observação externa quanto pela observação interna, ou anatômica”

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Paulo Pimenta

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2018-01-26

Como Citar

Pimenta, P. P. (2018). Anatomia como ciência transcendental. Estudos Kantianos [EK], 5(2). https://doi.org/10.36311/2318-0501.2017.v5n2.05.p63

Edição

Seção

Artigos / Articles