ESQUEMATISMO E INDEXICALIDADE. UMA NOTA DE APROXIMAÇÃO ENTRE ESSES DOIS CONCEITOS

Autores

  • João Carlos Brum TORRES

DOI:

https://doi.org/10.36311/2318-0501.2017.v5n1.17.p251

Resumo

A doutrina kantiana das categorias pode ser examinada a partir de três perspectivas. A primeira e mais conhecida delas tem por objeto a avaliação da validez das novas e audaciosas teses filosóficas ali apresentadas. Kant designa este problema como a questão do quid juris e dedica a Dedução Transcendental para oferecimento de uma resposta positiva a tal questão, cuja conclusão é que os conceitos puros do entendimento têm sim realidade objetiva. O segundo modo de discutir a doutrina das categorias se encontra na chamada Resposta a Eberhard. Ali a investiga- ção é sobre a origem de tais conceitos, a análise de Kant tratando de explicar como as categorias são originariamente adquiridas. O terceiro modo de discutir interpretativamente as categorias kantianas, o único a ser tratado neste texto, tem em vista o uso a que se destinam e preocupa-se com o modo em que elas obtém aplicação. Mesmo se este ponto aparece na Analítica dos Conceitos, é na Analítica do Princípíos que ele é sistematicamente tratado. A dificuldade e obscuridade da lição kantiana nessas seções da CRP, notadamente do capítulo sobre o esquematismo, têm sido frequentemente apontadas. O que é tentativamente ensaiado no que segue é explorar se comparar os esquemas dos conceitos puros do entendimento com a teoria moderna da indexalidade não seria uma melhor maneira de explicar-lhes a função. Este movimento, de natureza evidentemente reconstrutiva, implica tomar o esquema de uma categoria, por exemplo, a da realidade e de sua parceira, a da negação ? que se distinguem, como diz Kant, por um tempo cheio ou vazio – como uma ferramenta semântica que permite a aplicação contextual dessas categorias a um objeto dado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos Brum TORRES

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2017-07-14

Como Citar

TORRES, J. C. B. (2017). ESQUEMATISMO E INDEXICALIDADE. UMA NOTA DE APROXIMAÇÃO ENTRE ESSES DOIS CONCEITOS. Estudos Kantianos [EK], 5(01). https://doi.org/10.36311/2318-0501.2017.v5n1.17.p251

Edição

Seção

Artigos / Articles

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)