A CRÍTICA DA RAZÃO PURA E A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA: DE OBJETO HISTÓRICO A INSTRUMENTO DE ANÁLISE

Autores

  • Arthur Arruda Leal FERREIRA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2318-0501.2015.v3n2.12.p181

Resumo

A tarefa deste artigo é propor algumas linhas de diálogo entre setores do pensamento kantiano, notadamente a Crítica
da Razão Pura e o campo da história da psicologia. Para tal, o texto se dividirá em duas partes. Na primeira parte serão trabalhadas de forma mais positiva as contribuições da crítica kantiana para a constituição de um determinado projeto de psicologia enquanto uma “Ciência da Experiência”, referindo-se à constituição dos primeiros laboratórios de psicologia a partir do terceiro quarto do século XIX. A hipótese aqui considerada é que as críticas kantianas aos modos de psicologia existentes no século XVIII foram mais orientadores para os saberes psicológicos posteriores do que as proposições mais positivas deste autor sobre este saber. A segunda parte do texto será conduzida a partir de apropriações que autores como Luís Cláudio Figueiredo e Michel Foucault fizeram da Crítica da Razão Pura para mapear um conjunto de modos de conhecimento e de experiências que são constitutivos dos saberes psicológicos. O que se buscaria aqui seria o entendimento de todo um modo de arranjo de saberes e experiências modernas que seriam fundamentais na descrição dos modos de psicologia contemporâneos. À guisa de conclusão será feita uma discussão sobre o sentido político destas apropriações críticas na história da psicologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Arruda Leal FERREIRA

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2015-12-16

Como Citar

FERREIRA, A. A. L. (2015). A CRÍTICA DA RAZÃO PURA E A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA: DE OBJETO HISTÓRICO A INSTRUMENTO DE ANÁLISE. Estudos Kantianos [EK], 3(02). https://doi.org/10.36311/2318-0501.2015.v3n2.12.p181

Edição

Seção

Artigos / Articles