A Antropologia prática é complementar ou conflitante em relação à moral a priori?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2318-0501.2023.v11n2.p55

Palavras-chave:

Antropologia, Moral, Kant

Resumo

De maneira geral, o presente artigo visa descobrir se a relação entre as duas partes da ética de Kant é complementar ou conflitante. Este é o nosso objetivo principal, que se subdivide em três problemas particulares. Do ponto de vista teórico, queremos saber como é possível o desenvolvimento de um conhecimento empírico que possa ser levado adiante de modo tal que seja relevante moralmente. Além disso, do ponto de vista prático, queremos entender como os fatores empíricos afetam a moralidade. Sustentamos que existe um aspecto complementar na relação entre as duas partes da ética, mas na estrita e necessária medida em que temos clareza sobre as especificações quanto aos limites de sua contribuição possível para a moralidade. Isso nos conduz à terceira questão particular: quais são os limites da esfera dentro da qual a antropologia prática pode oferecer contribuições para a moralidade?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Renê Lamas KIENER, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando no programa de pós-graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação e mestrado no mesmo programa. Os seus interesses gravitam em torno da antropologia prática de Kant.

Downloads

Publicado

2024-01-17

Como Citar

KIENER, M. R. L. (2024). A Antropologia prática é complementar ou conflitante em relação à moral a priori?. Estudos Kantianos [EK], 11(2), 55. https://doi.org/10.36311/2318-0501.2023.v11n2.p55

Edição

Seção

Artigos / Articles

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.