Thomas Paine:

um kantiano avant la lettre e o papel da constituição republicana para a promoção da paz

Autores

  • Ivone Moreira Universidade Católica Portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.36311/2318-0501.2022.v10n1.p77

Palavras-chave:

Kant, Paine, Cosmopolitismo, Constituição Republicana, Revolução Francesa, Republicanismo, Paz

Resumo

Não se pode estabelecer uma ligação efetiva entre os escritos de Thomas Paine e de Kant: a profundidade de tratamento dos temas e o ponto de partida para a sua discussão são distintos nestes dois autores, e Thomas Paine está longe de ser uma referência nos escritos políticos de Immanuel Kant. É inquestionável, no entanto, que existem pontos de contacto entre estes pensadores que, apesar de provirem de ambientes intelectuais tão diferentes, a história uniu num mesmo século, e a quem deu palcos tão distintos, ambos de grande relevância na sua época.
As discussões teóricas acerca das transformações políticas e sociais da Europa do Século XVIII revelam inquietações filosóficas semelhantes, provenientes dos mais variados quadrantes. Umas, estão teoricamente bem estruturadas, como aquelas que aparecem em textos de Jean Jacques Rousseau e de Immanuel Kant. Outras, parecem não ser mais do que intuições de autodidatas e polemistas; estão neste caso os escritos de Thomas Paine.
A escrita de Paine deu voz a muitas ideias que circulavam nas discussões intelectuais do seu tempo, mas antecipou também outras que viriam mais tarde a ser plenamente desenvolvidas, por vezes num sentido completamente diferente, por autores tão proeminentes como Kant. Neste sentido, a leitura simultânea de textos de Paine, como Rights of Man ou Dissertations on Government, The Affairs of the Bank and Paper Money, e do texto de Kant Zum ewigen Frieden permite identificar um conjunto de temas e de inquietações que atravessam os vários textos. O pensamento criativo, se bem que teoricamente pouco estruturado, de Paine parece ter antecipado noções que virão a ser exploradas por Kant, certamente com um alcance e sentido diferentes, no seu opúsculo acerca da paz, Zum ewigen Frieden.
O presente artigo ilustrará como a “razão na história” antecipou nos textos de Thomas Paine alguns dos temas tratados por
Immanuel Kant naquele opúsculo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivone Moreira, Universidade Católica Portuguesa

Ivone Moreira has a PhD in Modern Philosophy by the Catholic University of Portugal. Currently she is an invited professor at the Institute for Political Studies of the same university, where she is a coordinator of the Masters programme in Political Science and International Relations. Ivone Moreira has publications in Political Philosophy, Modern Philosophy and Portuguese Philosophy in Brazil, Cambridge (UK), Hungary, Portugal, Spain and United States. She is a member of the Research Centre of the Institute for Political Studies and of the Scientific Society of Catholic University.

Downloads

Publicado

2022-07-15

Como Citar

Moreira, I. (2022). Thomas Paine:: um kantiano avant la lettre e o papel da constituição republicana para a promoção da paz. Estudos Kantianos [EK], 10(1), 77. https://doi.org/10.36311/2318-0501.2022.v10n1.p77

Edição

Seção

Artigos / Articles