Thomas Paine:
um kantiano avant la lettre e o papel da constituição republicana para a promoção da paz
DOI:
https://doi.org/10.36311/2318-0501.2022.v10n1.p77Palavras-chave:
Kant, Paine, Cosmopolitismo, Constituição Republicana, Revolução Francesa, Republicanismo, PazResumo
Não se pode estabelecer uma ligação efetiva entre os escritos de Thomas Paine e de Kant: a profundidade de tratamento dos temas e o ponto de partida para a sua discussão são distintos nestes dois autores, e Thomas Paine está longe de ser uma referência nos escritos políticos de Immanuel Kant. É inquestionável, no entanto, que existem pontos de contacto entre estes pensadores que, apesar de provirem de ambientes intelectuais tão diferentes, a história uniu num mesmo século, e a quem deu palcos tão distintos, ambos de grande relevância na sua época.
As discussões teóricas acerca das transformações políticas e sociais da Europa do Século XVIII revelam inquietações filosóficas semelhantes, provenientes dos mais variados quadrantes. Umas, estão teoricamente bem estruturadas, como aquelas que aparecem em textos de Jean Jacques Rousseau e de Immanuel Kant. Outras, parecem não ser mais do que intuições de autodidatas e polemistas; estão neste caso os escritos de Thomas Paine.
A escrita de Paine deu voz a muitas ideias que circulavam nas discussões intelectuais do seu tempo, mas antecipou também outras que viriam mais tarde a ser plenamente desenvolvidas, por vezes num sentido completamente diferente, por autores tão proeminentes como Kant. Neste sentido, a leitura simultânea de textos de Paine, como Rights of Man ou Dissertations on Government, The Affairs of the Bank and Paper Money, e do texto de Kant Zum ewigen Frieden permite identificar um conjunto de temas e de inquietações que atravessam os vários textos. O pensamento criativo, se bem que teoricamente pouco estruturado, de Paine parece ter antecipado noções que virão a ser exploradas por Kant, certamente com um alcance e sentido diferentes, no seu opúsculo acerca da paz, Zum ewigen Frieden.
O presente artigo ilustrará como a “razão na história” antecipou nos textos de Thomas Paine alguns dos temas tratados por
Immanuel Kant naquele opúsculo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Estudos Kantianos [EK]
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.