CURRÍCULOS ESCOLARES E DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL: UMA ANÁLISE SOBRE O EMPREGO DA LEI Nº 11.645/08 NOS COLÉGIOS DE BELÉM/PA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2014.v15n01.4745Palavras-chave:
Educação. Currículos escolares. Temática indígena. Lei nº 11.645/08.Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar os currículos escolares e o material didático da rede pública e privada de ensino em Belém e a partir desta análise, refletir sobre a inclusão da temática referente à história e cultura indígena nos currículos, de acordo com as exigências da Lei nº 11.645/2008. A análise foi realizada através de pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas não-estruturadas com gestoras e professores de duas escolas da educação básica de Belém, além da análise do material didático e conteúdo programático de outras
duas escolas. A importância deste trabalho reside na possibilidade de proporcionar um olhar geral sobre as escolas de Belém e de que modo estas lidam com essa lei, o que nos permite analisar os possíveis avanços e as dificuldades da educação belenense em implementar um ensino pluriétnico. Foi possível constatar que a temática indígena ainda não se faz presente de forma plena no cotidiano escolar em Belém, e que ainda há muito que caminhar no sentido de garantir a efetiva aplicação da Lei nº 11.645/2008.
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