A EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO: APROXIMAÇÕES ENTRE O PENSAMENTO DE KANT E ADORNO
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2013.v14n1.3299Palavras-chave:
EMANCIPAÇÃOResumo
Este artigo problematiza o tema da educação para a emancipação na contemporaneidade através das aproximações entre o pensamento de Kant e Adorno. Usamos o ensaio Resposta à pergunta: O que é esclarecimento (Aufklãrung)? de Imannuel Kant e as análises que heodor Adorno fez acerca da Aufklãrung, na tentativa de encontrar as conluências entre os pensamentos desses ilósofos para se pensar a educação. O pensamento kantiano se conigura como um dos mais inluentes nas teorias pedagógicas que proliferaram a partir do século XIX, na tentativa de promover na e pela educação o acesso ao homem, a sua maioridade e autonomia. Adorno nos alerta para a atualidade da proposta de Kant para a educação na sociedade, no sentido de que os homens abandonem seu estado de auto-inculpável menoridade em que se encontram e alcancem a emancipação. A análise das relações entre o pensamento de Kant e Adorno implica lançar olhares para a educação e a emancipação num processo de dependência das condições propícias desse tempo e das experiências com o mundo em que vivemos para a educação possa assumir uma atitude crítica e abra caminhos para uma revolução do vir a ser. Estes ilósofos trazem elementos signiicativos e problematizadores no que se refere às possibilidades de novos sentidos de uma educação para a emancipação no presente e as repercussões deste movimento que aparece na Aufklãrung.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.