Crise da Educação

um olhar pelas lentes filosóficas de Theodor Adorno e Hannah Arendt

Autores

  • Flávia Regina Schimanski dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Marta Regina Furlan de Oliveira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n1.p103

Palavras-chave:

Crise da Educação, Teoria Crítica, Hannah Arendt

Resumo

Este estudo objetiva tecer reflexões a respeito do campo da Educação e da Formação de Professores, tendo como embasamento teórico as contribuições da Teoria Crítica da Sociedade com Theodor Adorno e a pensadora Hannah Arendt. Tais autores, apontam a crise da autoridade no mundo moderno como a origem da crise da educação, a qual culminou na redução da educação aos seus aspectos instrumentais e semiformativos. Embora as análises tenham partido de um contexto diferente, os problemas da educação brasileira denotam um cenário semelhante. Especificamente, o estudo analisa as inconsistências desencadeadores da crise formativa. O percurso metodológico consiste em uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. É oportuno considerar a possibilidade de um caminho para as tensões educativas que sigam a estrada da tomada de consciência rumo a autonomia docente e a constituição de uma autoridade sólida. Para tanto, assim como demonstrou a pesquisa, os professores precisam assumir, eminentemente, o compromisso de educar para a emancipação, para o pensamento autocrítico e, sobretudo, autorreflexivo.

Recebido em: 29/10/2020.
Aprovado em: 04/12/2020.

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Biografia do Autor

Flávia Regina Schimanski dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Educação (Universidade Estadual de Londrina).

Marta Regina Furlan de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho; professora na Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2021-02-12

Como Citar

Schimanski dos Santos, F. R., & Furlan de Oliveira, M. R. (2021). Crise da Educação: um olhar pelas lentes filosóficas de Theodor Adorno e Hannah Arendt. Educação Em Revista, 22(1), 103–118. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n1.p103

Edição

Seção

Artigos